Política

Pré-candidatos ao governo buscam apoio de prefeitos

A menos de três meses para as eleições majoritárias, pré-candidatos conversam com prefeitos a fim de assegurar apoio político

Os pré-candidatos ao governo de Roraima, Suely Campos (PP), Anchieta Junior (PSDB), Antonio Denarium (PSL) e Telmário Mota (PDT) intensificam as conversas junto aos prefeitos dos diferentes municípios do Estado, a fim de assegurar apoio político e engajamento deles nas campanhas eleitorais de 2018. Levantamento feito pela Folha constatou que os principais postulantes ao Palácio Senador Hélio Campos já conquistaram o apoio público de oito dos 15 prefeitos de Roraima.

O apoio de prefeitos é considerado essencial para garantir o trabalho por votos nos municípios, além de contarem com um grande número de ocupantes de cargos comissionados e contratados nas 15 prefeituras do Estado, que, na opinião de coordenadores de campanhas, são cabos eleitorais valiosos que seguem orientação de prefeitos e constituem exércitos importantes para a captação de votos na disputa acirrada que se prenuncia ao Governo de Roraima. 

Suely Campos, atual governadora e pré-candidata a reeleição, tem como certas as adesões dos prefeitos Joner Chagas, de Bonfim, Dedel, de Uiramutã, e Nega do Édio, de Mucajaí. Em conversa com a Folha, eles explicaram as razões de seu apoio.

Joner Chagas explicou que vai apoiar Suely Campos pelo fato de ela ajudar Bonfim e por conta de seu partido, comandado pelo deputado estadual Coronel Chagas, fazer parte do grupo governista. O prefeito Dedel também confirmou que vai apoiar a governadora Suely. “Sou do mesmo partido e também foi ela quem me ajudou na minha eleição e está ajudando grandemente o Uiramutã”, afirmou.

A prefeita de Mucajaí, Eronildes Aparecida, mais conhecida como Nega do Édio, explicou que aguarda o posicionamento oficial de sua liderança para se posicionar, mas Édio Lopes em conversa com a Folha confirmou que o apoio é para Suely Campos.

No grupo oposicionista liderado pelo ex-governador, Anchieta Júnior (PSDB), estão os prefeitos Socorro Guerra, de Caracaraí, e Jairo Ribeiro, de Iracema, que explicou que a escolha segue a tendência de seu grupo político. “Toda a população de Roraima conhece os nomes que estão aí pleiteando a vaga de governo e eu vejo o ex-governador Anchieta como o mais preparado para colocar Roraima nos trilhos, pois a situação não está fácil”, avaliou. Além deles, Teresa Surita, de Boa Vista, e James Batista, de São Luiz, também já declararam apoio ao ex-governador. 

Em conversa com a Folha, o prefeito James explicou que escolheu apoiar o candidato do seu grupo politico e que segue enquanto grupo a determinação do partido. “Tenho uma relação com o ex-governador mais próxima e vejo que há possibilidade de o município ser mais ajudado em um futuro governo dele e vamos trabalhar para que ele possa conduzir o estado por mais 4 anos”, disse.

No grupo dos indecisos estão os prefeitos Gute Brasil, de Normandia, que afirmou que está ouvindo as pessoas do seu município antes de tomar uma decisão. “A gente sente que essa é uma eleição que ainda existe muita indefinição. Então eu estou ouvindo nossos parceiros políticos e nosso grupo e queremos ainda esta semana definir essa questão”, afirmou.

O prefeito Pedro Henrique Machado, de Alto Alegre, afirmou que não definiu ainda seu posicionamento. “Até as convenções vou definir o meu apoio ao governo. Por enquanto ainda estou analisando e vendo o que é melhor para Alto Alegre”, revelou.

O mesmo vale para o apoio do prefeito Argilson, de Caroebe. Apesar de integrar o PSDB, ele explicou que ainda não definiu para quem vai seu apoio. “Estou conversando com as bases e vou definir esse apoio, mas ainda não está fechado por enquanto. Estamos analisando”, frisou.

O prefeito Leandro, de Rorainópolis, o segundo maior colégio eleitoral do estado, vive uma situação diferenciada dos colegas prefeitos. Explicou que nesta eleição não se envolverá em campanha majoritária ao governo. “Exclusivamente me empenharei nas campanhas para senador e deputados federal e estadual. Não vou apoiar ninguém para o governo”, disse.

NÃO RESPONDERAM – Além do grupo dos indecisos, quatro prefeitos procurados pela Folha não responderam a demanda sobre seu apoio político nessas eleições. São eles: os prefeitos Juliano Torquato, de Pacaraima, o prefeito Marcelo Jorge, de São João da Baliza, o prefeito Carlos Barbudo, do Cantá, e a prefeita Vera Lúcia, de Amajari, não foram encontrados pela reportagem apesar de terem sido procurados por mais de uma semana para responder a demanda sobre a questão eleitoral.

Juliano, que é do mesmo partido de Mecias de Jesus, deve apoiar Antonio Denarium, seguindo a escolha do líder do partido. Marcelo tende a apoiar Anchieta por conta de sua ligação com o MDB roraimense. Carlos Barbudo pode apoiar Suely Campos visto que é bastante ligado ao seu irmão, o deputado estadual Janio Xingu, que é da base governista.

A reportagem ligou para todas as prefeituras, deixou recado no celular pessoal dos prefeitos, falou com assessores diretos dos prefeitos, mas não conseguiu contato nem obteve retorno aos recados deixados até o fechamento da matéria.

Confira o resultado do levantamento feito pela Folha junto aos prefeitos de Roraima

APOIAM  ANCHIETA

Jairo Ribeiro (MDB) Iracema

Socorro Guerra (PROS) Caracaraí

Teresa Surita (MDB)- Boa Vista

James Batista (MDB) São Luiz

APOIAM SUELY

Joner Chagas (PRTB) Bonfim

Dedel (PP) Uiramutã

Nega do Edio (PR) – Mucajai

INDECISOS

Gute Brasil, do PDT – Normandia

Pedro Henrique Machado, do PSD – Alto Alegre

Argilson, do PSDB-Caroebe

Leandro, do PSD – Rorainópolis Não apoia ninguém

NÃO RESPONDERAM

Vera Lúcia, do PSC-Amajari (partidos livres)

Juliano Torquato, do PRB-Pacaraima (possível denarium)

Marcelo Jorge, do PROS  – São João da Baliza

Carlos Barbudo, do PSL-Cantá