Política

Precisamos melhorar na escolha dos nossos aliados, diz presidente do PT

Partido dos Trabalhadores faz semana de avaliação de estratégias e buscará eleger novos integrantes nas eleições de 2018

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Roraima, Titonho Beserra afirmou que a sigla concluiu um ciclo importante em sua história e que está fazendo uma avaliação em todo o país, inclusive em Roraima.

Em entrevista para a Folha, ele avaliou o partido, que completou 37 anos recentemente, e falou sobre traições, conquistas e decepções, além dos novos rumos do PT no Estado.

AVALIAÇÃO – “O PT entendeu que agora é o momento de parar e antecipou a eleição dos diretórios em todo o país. Meu mandato iria até novembro, mas encerra agora. Estamos em uma discussão interna e temos até o dia 6 de março para fazer o registro de chapas que vão concorrer aos diretórios municipais e estaduais. É um momento de profunda reflexão, avaliação e retomada da estratégia de reconstrução do partido nos próximos anos”.

ALIADOS – “Nossa avaliação é que precisamos melhorar em relação às companhias que temos, precisamos escolher melhor nossas companhias. O PMDB, com exceção de algumas pessoas, como o Roberto Requião, no Paraná, preparou e coordenou o golpe contra a presidente Dilma e era o principal parceiro do PT”.

RORAIMA – “Em nível local, estamos organizados nos 15 municípios e temos um grupo de pessoas, todas petistas, em cada um dos 15 municípios. Para nós, isso é muito importante, pois somos um partido organizado.

Avaliamos os avanços e os erros cometidos para corrigirmos tudo mais à frente. E as coisas boas e más colocaremos na balança e procuraremos evoluir”.

FILIADOS – “No Estado, temos 1.500 filiados e, em Boa Vista, quase 800 pessoas são do PT. No Brasil, são quase 1,7 milhão de filiados. Queremos que a população nunca esqueça de olhar nossos acertos, que foram muitos. O partido nasceu de uma luta de base e os principais sindicalistas do País hoje são filiados ao PT. Então, vamos cada vez mais unir essa massa para dar melhor prestação de serviço em Roraima”.

ELEITOS – “Temos no PT, em Roraima, o deputado Evangelista Siqueira e temos a senadora Ângela Portela. Temos o vice-prefeito de Pacaraima. Temos dois vereadores eleitos, um em Caroebe e outro no Bonfim, mas tivemos muitos problemas após a cassação da presidente. Muitos vereadores eleitos pelo PT, com mandato, saíram do partido antes da eleição. Em Alto Alegre, tínhamos dois que se desfiliaram e tínhamos uma vereadora em Boa Vista que se desfiliou. O PT perdeu em números, mas na eleição passada tínhamos 1.900 candidatos a prefeito no país e, nessa eleição, tínhamos apenas 900. Ou seja, automaticamente entramos na eleição com desvantagem de 50%, e o PT perdeu em media 60% de seus cargos institucionais. Essa é uma perda que vamos avaliar e muitos desses cargos são de gente que vinha se filiar só porque o PT era Governo Federal. São pessoas bem intencionadas, mas na maioria das vezes são pessoas que vêm usufruir da sombra do poder. E o PT foi ingênuo em dar guarida e condições de mandato para essas pessoas que não tiveram com o parido o mesmo compromisso que o partido teve com eles”.

ELEIÇÕES 2018 – “Nossa expectativa em nível nacional é muito boa, pois as pesquisas apontam o presidente Lula bem avaliado pela população e isso nos anima muito. A direção do partido em Roraima está focando e discutindo com a militância os nossos rumos. Temos um deputado estadual e queremos ir para dois. Queremos eleger um deputado federal, que será uma eleição importante, e queremos, por fim, reeleger a senadora Ângela Portela. Para nós, é importante, pois o papel dela tem sido fundamental. Mesmo com a queda da Dilma, ela tem se mantido firme nas suas convicções que engrandecem o partido. Estamos indo nas bases, nos municípios e discutindo. Estamos focados no crescimento gradual do partido, num crescimento qualitativo e vamos primar por isso”.

RETROCESSO – “Ainda temos muito que fazer para elevar o nível da sociedade como um todo. Nesses oito meses de governo golpista, estamos vivendo um retrocesso impressionante e muito rápido. O partido precisa avaliar isso para o povo brasileiro não perder seu maior patrimônio e a distribuição real de renda para a população”.

PEC DA MORTE – “Só na chamada PEC da Morte o Brasil praticamente  acabou com a educação gratuita, quando congelaram  a educação por 20 anos com correção da inflação. Portanto, ainda temos vestibular que nada mais é uma forma de transferir a culpa, pois não tem vaga para todos e a culpa é de quem não passa. Precisamos nos organizar e o povo precisa abrir os olhos”.

PREVIDÊNCIA – “A reforma da Previdência atinge principalmente o homem do campo. Alguém para se aposentar com salário integral precisará contribuir com 49 anos, e a idade mínima será de 65 anos. E o trabalhador rural, que tem trabalho duro, pesado, e se aposenta com 15 anos laborando na terra, terá que ficar 20 anos para se aposentar, ou seja, o homem do campo, que fica no sol, será o mais prejudicado”.

POBREZA – “Esse governo está desmontando o país. Vi voltar o governo para 1% da população dos ricos que detém 90% do PIB. É lamentável não entenderem que quanto mais elevar o pobre que está na miséria, será melhor. Tiramos 40 milhões da miséria, que passaram a comer três vezes por dia. Proporcionalmente, tiramos todo o povo da Venezuela da miséria em que vivia”,