Cotidiano

Prédio abandonado no centro vira abrigo para venezuelanos

Cerca de 300 pessoas estão morando de forma improvisada no local, que já está com suas estruturas  deterioradas

O antigo prédio onde já funcionou a Secretaria de Estado de Gestão Estratégica Administrativa (Segad) está praticamente todo ocupado por imigrantes venezuelanos. Segundo os abrigados, eles receberam permissão do Governo para ficar por três meses, mas já aguardam uma decisão para poder ficar definitivamente no local.

Segundo Argenis Rafael, coordenador do grupo que ocupa o prédio, lá moram aproximadamente 300 pessoas, entre adultos e crianças, mas este número pode aumentar conforme a vinda das famílias dos moradores da Venezuela para o Brasil.

Argenis também disse que o local é organizado e mantido por eles, mas estão pedindo ao Governo material para instalar luz elétrica no local. “Temos profissionais aqui, médicos, paramédicos, eletricistas, só precisamos de material para instalar”, explicou.

A organização e limpeza do abrigo também estão por conta dos imigrantes, que fazem cotas para comprar gás de cozinha, por exemplo.

O prédio da Segad está sem uso há mais de cinco. Enquanto isso, o governo estadual paga aluguel para o funcionamento da secretaria em um prédio, localizado no bairro Caçari.

Outro lado –

A Defesa Civil do CBMRR (Corpo de Bombeiro Militar de Roraima) informa que oficializou, no dia 18 de abril, à Força Tarefa Humanitária, coordenada pelo Exército sobre os riscos do prédio.

No documento, foi solicitada prioridade na remoção dos imigrantes para os novos abrigos, que é coordenado pela a ação humanitária do Exército em Roraima, da mesma forma que ocorreu em relação aos imigrantes que ocupavam ruas e praças da Capital. Posteriormente, a notificação foi reiterada.

Esclarece ainda que informou por meio de laudo técnico sobre as condições estruturais do prédio, uma vez que o local não está adequado para a ocupação e oferece risco. O CBM está buscando uma solução para que não ocorra acidentes no local. Após a remoção, o prédio será isolado.