Cotidiano

Prédio da União Operária vai passar por reforma

Além disso, os recursos da ordem de R$ 2,9 milhões servirão para contratação de serviços terceirizados

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) vai reformar o prédio Espaço de Cultura e Arte União Operária. A UFRR divulgou hoje (18) que a liberação do recurso de R$ 2,9 milhões foi anunciada na última sexta-feira (15) pelo ministro da Educação, Rossieli Soares, quando esteve em Boa Vista.

Além reforma do prédio, a UFRR utilizará parte do dinheiro para a contratação de serviços terceirizados que vão suprir as necessidades imediatas de todas as unidades da instituição que estão sem estes serviços para atendimento e outras atividades.

O prédio União Operária foi imóvel cedido à UFRR pelos próximos 50 anos e reconhecido como patrimônio histórico do município de Boa Vista. De acordo com a instituição, o objetivo da reforma é fazer a restauração das condições originais do prédio, atendendo exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Com a reinauguração, o espaço atenderá cerca de 300 pessoas, melhorando as atividades culturais já desenvolvidas, como exposições de artistas locais e atividades do Clube do Colecionador. O local pretende contribuir, ainda, com o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão para estrangeiros, tornando-se um ponto de acolhimento.  

“Temos que conviver com a diversidade, entender os pontos. Estamos liberando recursos para retomada de projetos, reforma de prédio que trabalha com cultura, com diversidade. Isso é importante para o Ministério”, disse Soares.

O reitor da UFRR, Jefferson Fernandes, afirmou que os investimentos são importantes para atender a União Operária, que hoje representa um dos mais importantes espaços democráticos na valorização da cultura regional, de ações de acolhimento já desenvolvidas na UFRR e que representa um valor histórico na organização classista local.

BOLSAS – Após a visita à União Operária, a comitiva foi até o campus Paricarana da UFRR para conversar com a comunidade acadêmica. Após a visita ao prédio recém inaugurado do curso de Letras/Libras, a equipe foi recebida por um grupo de estudantes indígenas, no prédio da reitoria, que realizaram um protesto cobrando atenção para as políticas afirmativas destinadas aos alunos indígenas, na garantia de manutenção e ampliação de bolsas. 

Na reunião no Salão Nobre, o ministro ressaltou a garantia da bolsa permanência, a partir desta semana, para beneficiar os estudantes das áreas indígenas e quilombolas no atendimento às suas demandas.