Cotidiano

Prédio de escola é abandonado e vira alvo de vândalos e viciados

O prédio onde funcionava a tradicional Escola Estadual Coelho Neto, no Município de Mucajaí, a Centro-Oeste do Estado, foi abandonado e virou ponto de venda e consumo de drogas. O acadêmico de Enfermagem Gabriel Benone registrou imagens do local que mostram computadores, mesas, carteiras e livros destruídos por vândalos, que já começaram a retirar as telhas do teto. 

A escola foi fechada há mais de um ano, depois que a Prefeitura de Mucajaí pediu o prédio do Governo do Estado, que passou a ser motivo de insegurança aos moradores. Durante a noite, o local se tornou ponto de prostituição de adolescente e encontro de desocupados. Além da quantidade de lixo acumulado dentro das salas, podem ser encontrados preservativos e materiais usados para embalar drogas.

O denunciante afirmou que servidores que trabalhavam na escola não comentam sobre o abandono por medo de represálias. “Alguns professores sabem que a escola está sendo depredada aos poucos. Os vândalos destruíram e ladrões saquearam quase tudo. Os materiais que estão jogados lá dentro poderiam ser aproveitados para uso em outros setores do município. O que se vê é o nosso dinheiro desperdiçado”, disse.

Devido à desativação da escola e sem informações sobre a estrutura do prédio, uma professora fixou uma faixa com a seguinte mensagem: “Escola Coelho Neto está morrendo, senhores pais, professores e políticos. Vão ficar de braços cruzados? Vamos deixar mais uma escola morrer? Socorro!!!”.

GOVERNO – Conforme a Secretaria Estadual de Educação (Seed), o prédio onde funcionava a Escola Coelho Neto foi entregue à Prefeitura de Mucajaí, que pediu a devolução sob justificativa de que iria precisar usar a estrutura, quando a unidade de ensino foi desativada e retirada do Censo Escolar.

PREFEITURA – Conforme a Prefeitura de Mucajaí, o prédio abrigou a mais tradicional escola do município e foi solicitado do Governo do Estado, pela gestão municipal anterior, para que lá fosse instalada a sede do Executivo municipal, uma vez que a prefeitura estava usando um prédio particular. Porém, a atual administração afirmou que não mais usará o prédio para instalar a sede municipal e que planejamentos serão organizados para que no local sejam oferecidos serviços à comunidade.