Política

Prefeita Teresa não comparece à abertura do ano legislativo

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB), não compareceu à solenidade de abertura do ano legislativo na Câmara Municipal de Boa Vista, nesta quinta-feira, 02. Esta seria a primeira visita da chefe do Executivo à Casa após a posse da nova legislatura, visto que a Câmara teve uma mudança de mais de 70% no quadro de vereadores.

Teresa era esperada para fazer a leitura de uma mensagem dirigida aos vereadores, no entanto, como o vice-prefeito Artur Henrique também não compareceu, a leitura foi feita pela procuradora-geral do município, Marcela Queiroz.

Na tribuna, a procuradora reafirmou o compromisso da gestão municipal para assegurar à população os investimentos de melhorias da cidade e destacou pontos importantes da ação de Teresa na prefeitura.

Apesar de a nova Câmara ter se dividido em dois grupos políticos, o G10 e o G11, ambos os grupos declararam apoio à administração municipal. O presidente da Casa, Mauricélio Fernandes (PMDB), disse que o Legislativo é um poder harmônico com o Executivo, mas destacou a independência entre os poderes. Ele ressaltou que os vereadores terão postura livre na Casa. “Vamos atuar para a população e seremos de forma independente”, frisou.

A mensagem governamental destacou que, para administrar o município, é necessário saber “para onde levar a cidade” e, a partir daí, “planejar, correr atrás, engajar as pessoas, implementar projetos e buscar resultados”. A prefeita afirmou, no texto, que a situação crítica que o país enfrenta, com crise econômica, crise de caráter e rebeliões, não impedirá a continuidade do trabalho “sério e comprometido com Boa Vista e com as pessoas que aqui vive”.

“É aqui, nessa Casa, onde nossos propósitos recebem o aval e tornam-se aptos a saírem do papel e serem colocados em prática”, diz a mensagem. E falou diretamente aos vereadores: “Tenho certeza também que o objetivo maior de cada um dos senhores e senhoras é o de trabalhar para o bem de nossa cidade, já que todos nós queremos o melhor para Boa Vista”.

“Quero, em nome do nosso líder na Câmara, vereador Zélio Mota, desejar sabedoria, equilíbrio e sucesso na condução do trabalho de todos os senhores e senhoras”, destacou a prefeita, na mensagem, “afirmando a certeza de que todos os parlamentares estarão comprometidos com o desenvolvimento de Boa Vista”.

Composição das comissões da Casa continua indefinida

A escolha dos membros que compõe as comissões temáticas da Câmara Municipal de Boa Vista foi uma das mais disputadas dos últimos anos entre os novos vereadores. As comissões são responsáveis pela tramitação dos projetos na Casa e apesar das articulações os acordos não foram fechados e não houve consenso.

A disputa maior foi pela presidência e relatoria das principais comissões, como a de Orçamento e Finanças, Constituição e Justiça (CCJ), Educação e a de Saúde com vários pretendentes aos cargos-chave. A definição da presidência e relatoria das comissões deve ficar para hoje.

Aline Chagas (PRTB), Ítalo Otávio (PR) e Rondinele Oliveira (PTN) estão na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, responsável por dar o parecer final sobre a constitucionalidade de todos os projetos que tramitam na Câmara.

Genival Ferreira (PTC), José Albuquerque (PCdB) e Wagner Feitosa (SD) estão na Comissão Orçamento e Finanças. Além da presidência, a relatoria é um cargo também cobiçado, pois o relatório final emitido pela comissão é a peça que vai definir o rumo das votações das matérias.

Na Comissão de Defesa do Consumidor estão Zélio Mota (PSD), Manoel Neves (PRB) e Renato Queiroz (PMDB). Na Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude estão Aderval da Rocha (PSD), Linoberg Almeida (Rede) e José Albuquerque (PCdoB). A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar é composta por Idazio Lima (PP), José Albuquerque (PCdB) e Mirian reis (PHS).

A Comissão de Saúde também tem três pretendentes: Dr. Wesley (PC do B), Magnólia Rocha (PPS) e Nilvan Santos (PSD). Idázio da Perfil (PP), Genival Lima (PTC) e Genilson Costa (SD) estão na Comissão de Obras e Serviços Públicos. Por fim, Agricultura ficou com Rondinele Oliveira (PTN), Genilson Costa (SD) e Eduardo Jorge (PSC).