Política

Prefeita recebe ministro da Justiça e Segurança Pública

A prefeitura apresentou um relatório onde constam os principais atendimentos feitos pelo município aos imigrantes venezuelanos

A prefeita Teresa Surita recebeu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, nesta sexta-feira, 07, no Palácio 9 de Julho. No encontro, que contou também com o presidente da Fundação Nacional do Índio, Franklimberg de Freitas, foram discutidos temas relacionados à imigração de venezuelanos a Boa Vista, sobretudo os indígenas daquele país.

Na audiência, a prefeita solicitou apoio para que o Governo Federal possa intermediar junto aos órgãos paraestatais e multinacionais, e perante a Organização das Nações Unidas (Onu) para que prestem atendimento aos venezuelanos em seu próprio território, uma vez que o claro motivo do fenômeno migratório seja a crise financeira.

A prefeita apresentou ao ministro um relatório onde constam os principais atendimentos feitos pelo município aos imigrantes venezuelanos e como isso afeta diretamente a prestação de serviços aos cidadãos boavistentes. Na rede municipal de ensino, por exemplo, são atendidas mais de 460 crianças estrangeiras.

Na saúde, entre janeiro e junho deste ano foram atendidos mais 8.770 venezuelanos em unidades básicas de saúde, sendo que destes, 104 passaram por algum procedimento médico como tratamento de influenza ou atendimento de urgência clínica pediátrica.

“Essas comunidades [imigrantes indígenas] têm todo um atendimento da prefeitura no setor agrícola, educação e saúde. Então, debatemos com o ministro da Justiça e com o superintendente regional da Polícia Federal sobre a questão orçamentária do município que é bastante delicada”, disse a prefeita.

O ministro Torquato Jardim disse ser conhecedor da realidade vivida em Boa Vista em relação à imigração venezuelana e afirmou que vai levar a solicitação feita pela prefeita à Brasília. Em sua passagem por Roraima, ele e sua comitiva cumprem uma vasta agenda, discutindo com diversas organizações governamentais e não governamentais questões como demarcações de terras indígenas, construção do Linhão de Tucuruí e melhorias no atendimento de saúde. Ao final, a comitiva segue neste sábado, 08, para o Estado do Amazonas.