Cotidiano

Prefeitura asfalta rua apenas em frente de escola municipal

Moradores cobram da Prefeitura de Boa Vista continuidade da pavimentação asfáltica nas ruas do bairro

Moradores da Rua 08, no bairro Jardim Tropical, reclamam dos problemas causados na via pela falta de asfalto, ocasionando buracos e lama no local. O que causa maior indignação nos residentes é o fato de a pavimentação ter sido feita somente em frente à Escola Municipal Juslany de Souza Flores.

Segundo informações de quem reside na localidade, a escola teria sido inaugurada no ano de 2010. No entanto, a pavimentação asfáltica foi feita no mês de março desse ano. A lama na via atrapalha o tráfego de pedestres e veículos. Além disso, existem alguns terrenos abandonados, com mato e entulhos, que os moradores alegam ser área da Prefeitura de Boa Vista.

O servidor público Daniel Gomes mora na rua há mais de sete anos, e afirmou que as obras de pavimentação não são feitas por falta de vontade do próprio município. “Veio verba federal e fizeram apenas pela metade. Quero parabenizar a Prefeitura, o Ministério Público e também o Tribunal de Contas, que ganham para fiscalizar e trabalhar a nosso favor, mas claramente não é o que está acontecendo”, comentou.

“Moramos em duas Boa Vista, uma é aquela onde se situa o bairro Caçari, onde jamais algo desse tipo seria admissível, porque certas coisas só ocorrem na periferia. A população é tratada com exceções, mas nós somos os culpados por tudo isso. Eu simplesmente desisto de tentar recorrer”, acrescentou Daniel.

Para o pedagogo Moisés Viana Ribeiro, diretor de uma creche que fica na Rua 08, a situação é lamentável. “Todos os moradores ficaram decepcionados porque como começaram, deveriam ter feito o asfalto até o final da rua. Já que iam fazer as duas vias, deveriam ter feito elas por inteiro. De acordo com o que eu sei, o município informou que só será feito asfalto aqui no bairro nos próximos anos, o que é ruim, pois me sinto prejudicado. As pessoas geralmente deixam de passar nessa rua e consequentemente não veem minha creche”, informou Ribeiro.

A dona de casa Antônia Martins, que reside em frente à Escola Municipal Juslany de Souza Flores, reconhece o trabalho da prefeitura quanto à escola, porém discorda da falta de infraestrutura no restante do bairro. “Tem a Casa Mãe, que fica por trás da escola Juslany de Souza Flores. Lá a situação é crítica, pois não tem asfalto. Fora o restante do bairro, por mais que minha rua tenha sido asfaltada, não fiquei feliz o bastante, pois necessito ir a outros lugares no bairro. Com esse tempo chuvoso, fica difícil sair de casa. Sou uma das primeiras moradoras da rua, e acredito que a estrutura do bairro já deveria ter melhorado”, comentou Antônia.

OUTRO LADO – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que o bairro Jardim Tropical é um loteamento particular autorizado em gestão anterior, que não obrigava que os proprietários fornecessem toda a infraestrutura necessária, o que acabou gerando prejuízo aos compradores dos lotes. Atualmente, o município exige que os loteamentos forneçam solução de pavimentação, e a prefeitura só autoriza novos espaços desse tipo com toda a infraestrutura necessária.

Disse ainda que o Município trabalha com um cronograma planejado que visa atender primeiramente os bairros mais antigos e consolidados, que agregam maior número de pessoas, cujo planejamento e implantação foram feitos pelo poder público.

“Parte das ruas 8 e 9, no Jardim Tropical, foram asfaltadas devido ao grande fluxo de pessoas que utilizam a Escola Municipal Juslany de Souza Flores e o Centro de Tratamento e Prevenção de Câncer de Colo e Mama”, disse, acrescentando que já está em licitação um processo para drenagem e asfaltamento, que contemplará outras ruas do bairro. (K.M)

Ruas do Centenário estão sem asfalto

Todo ano a situação é a mesma: o período de chuvas intensas chega e transforma as ruas da cidade em verdadeiros lamaçais. Quem tem vivido diariamente com esse cenário são os moradores do bairro Centenário, que após uma obra para a instalação da rede de esgoto, ficou totalmente sem asfalto em alguns pontos do local.

Os residentes informaram à Folha que a lama faz parte da rotina há alguns meses, e que as chuvas dificultam o processo para a finalização da pavimentação. Conforme a moradora Simone Mary, o problema foi amenizado com a colocação de pedras na extensão da Rua Santo Agostinho para evitar que a água invadisse as casas. “Eles mexem em uma rua e param, mexem na outra e param. O erro deles foi ter dado início a obra justamente no inverno, aí agora fica desse jeito. Teve uma outra rua que um dia choveu e não tinha um único terreno que não estivesse alagado”, contou Simone, que mora no bairro há 14 anos.

Na Rua Milão e na Rua Bérgamo, o problema é o mesmo. Muitas casas estão com pedaços de madeira em frente ao portão para que os residentes consigam sair. Placas de obras da Prefeitura de Boa Vista estão posicionadas por lá, mas os moradores afirmam que há pouca movimentação das equipes no local. “Já tem alguns dias que estão parados. Dia desses uma tubulação estourou e deixou a rua toda alagada, foi difícil sair de casa”, afirmou a estudante Ranieri Araújo.

Mesmo com as recentes mudanças causadas pela obra de tubulação e esgoto, a falta de asfalto já é assunto antigo na Rua Engenheiro Carlos Geraldo. Os moradores dizem que a via nunca foi asfaltada e que tem momentos em que sair de casa é impossível. A dona de casa Mirian Pereira, que reside na rua há 11 anos, afirmou que já pediu soluções, mas que nada foi resolvido. “Já fizemos até baixo assinado aqui, os vizinhos saíram de casa em casa para assinarem e levarem para a Prefeitura e pedirem o asfalto, mas quando chega lá dizem que aqui já é asfaltado. Quando chove isso aqui alaga tudo, fica parecendo um rio”, frisou.

PREFEITURA – A Prefeitura de Boa Vista informou, por meio de nota, que a obra de drenagem na Rua Bérgamo e Milão, no bairro Centenário, estava em andamento, porém, o início do período chuvoso acabou prejudicando a continuação dos serviços. “É preciso aguardar condições climáticas para poder concluir a obra”, disse.

Ainda na nota, a Prefeitura afirmou que a Rua Engenheiro Carlos Geraldo está contemplada em convênio com o Ministério das Cidades para drenagem, pavimentação e urbanização. O projeto está em análise na Caixa Econômica Federal e após aprovado, será licitado. A previsão é que os serviços sejam executados no segundo semestre deste ano.

Por fim, esclareceu ainda que a Rua Engenheiro Carlos Geraldo não figura como asfaltada, como disse o morador, e “a Secretaria de Obras gostaria que o morador identificasse o setor da prefeitura que deu a informação errada e reforça que não compactua com esse tipo de comportamento”.

GOVERNO – Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) informou que o serviço de implantação da rede de esgoto no bairro ainda não foi totalmente concluído. De acordo com a empresa executora dos serviços, todas as ruas que sofreram intervenção das obras de implantação da rede de esgotamento sanitário com valas estreitas estão sendo recuperadas dentro do prazo previsto.

Ainda segundo a empresa, há algumas ruas, como a Santo Agostinho, em que houve a necessidade de que a largura da vala tomasse quase que totalmente a largura da rua. A empresa vem trabalhando na execução da recomposição do asfaltamento das vias, porém, o grande volume de chuva tem prejudicado a conclusão dos serviços, já que é necessário que o solo esteja sem muita umidade para que seja colocado o asfalto. A previsão da empresa é que nesta semana sejam iniciados os serviços na Rua Santo Agostinho.

Finalizando, a Seinf salientou que os moradores devem esperar o comunicado oficial da Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caerr), para fazer a ligação do esgoto da residência para a rede coletora, sob pena de estarem cometendo crime ambiental, podendo ser responsabilizados judicialmente.

O Governo do Estado pede a compreensão da população, destacando a importância da implantação da rede de esgoto em toda a cidade, que terá grandes reflexos na saúde e qualidade de vida da população. (A.P.L)