Política

Prefeitura de Boa Vista decreta situação de emergência na Saúde

Ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens e serviços necessários ao atendimento da situação calamitosa

A Prefeitura de Boa Vista decretou situação de emergência na Saúde do Município de Boa Vista. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município de quarta-feira, 14, e se deve, segundo o poder municipal, ao aumento no número de casos de sarampo diagnosticados nos migrantes estrangeiros, que estão ingressando no País pela fronteira Brasil-Venezuela. (Ver página 5A)

De acordo com o decreto, a Secretaria Municipal de Saúde fica em alerta máximo, por 180 dias, devendo priorizar contratações emergenciais no município, especialmente para o atendimento de crianças em situação de rua. Conforme o decreto, os órgãos e entidades do município estão autorizados a realizar ações de apoio e suporte necessários para amenizar a situação de calamidade de saúde enfrentada, por campanhas de vacinação e de prevenção de doenças e organização de campanhas filantrópicas.

Também ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens e serviços estritamente necessários ao atendimento da situação calamitosa, sempre observando cada contrato para se verificar a emergência especificada neles. “Já estamos trabalhando com ações preventivas de vacinação e bloqueios desde que surgiu a suspeita do primeiro caso, agora com esse alerta máximo de emergência diante dessa situação calamitosa, vamos concentrar mais ainda os nossos esforços para proteger a saúde da população”, explica o secretário municipal de Saúde, Cláudio Galvão.

No dia 22 de fevereiro, a Prefeitura já tinha declarado situação emergencial social em Boa Vista, colocando todas as secretarias do município, neste caso, a de Gestão Social em alerta máximo, devido à situação de calamidade.

VACINA – A vacina contra o sarampo é a única forma de prevenção. A campanha foi antecipada, devido à situação de casos da doença. Todas as unidades básicas de saúde da Prefeitura disponibilizam as doses. “É importante que neste momento todas as pessoas que ainda não se vacinaram procurem uma de nossas unidades e se protejam. Temos doses de vacina suficientes”, ressaltou a superintendente de Vigilância em Saúde de Boa Vista, Francinete Rodrigues.