Cotidiano

Prefeitura de Boa Vista reforça vigilância após registro de furtos e vandalismo

Além da invasão ao posto de saúde do bairro Alvorada, uma escola municipal no Sílvio Botelho também foi alvo de ações de bandidos pela quarta vez

Desde o início do ano, as ocorrências envolvendo prédios públicos de Boa Vista vêm aumentando. Ações de vândalos, furtos, invasões ou abandono passaram a estampar com mais frequência as páginas da Folha. O último caso foi em um posto de saúde do bairro Alvorada, que teve as portas de vidro estilhaçadas na madrugada do dia 4. Por esse motivo, de acordo com a prefeitura de Boa Vista, a vigilância tanto nas unidades de saúde como em instituições municipais de ensino está sendo reforçada.

Inaugurada há menos de um mês, a nova unidade básica de saúde do bairro Alvorada, Dr. Dimitre Ramos Grandez, foi alvo de vândalos durante a madrugada. Nada foi levado do local, no entanto, as portas de vidro da entrada foram quebradas. Segundo a administração municipal, um homem e uma mulher quebraram a porta de vidro, entraram na recepção e tentaram levar o aparelho de TV. Esta é a terceira vez que tentam entrar na unidade.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Cláudio Galvão, mesmo com sistema de segurança, as ações são constantes. “Temos um sistema de segurança 24h, com câmeras, alarme e sensor de movimentos. Este tipo de situação nos entristece, pois a população é a maior prejudicada. Essa verba que vamos utilizar para os reparos poderia ser investida em outras áreas da saúde”, destacou o secretário.

Mas o novo posto de saúde não foi o único a sofrer invasão. A onda de assaltos e furtos nos bairros da zona Oeste da capital continua e uma escola municipal foi o alvo no último mês. A gestora de uma escola municipal na Rua Delman Veras, bairro Sílvio Botelho, procurou a delegacia para informar que o prédio foi alvo de ações de bandidos pela quarta vez. Eles furtaram uma TV de 42 polegadas e as instalações de cobre das centrais de ar-condicionado. Os registros das ocorrências foram feitos no 4º Distrito Policial.

A Prefeitura de Boa Vista informou que a Guarda Civil Municipal faz rondas constantemente nas proximidades de unidades de saúde e instituições de ensino do município. No ano de 2016, o efetivo registrou atendimento médio de 900 ocorrências, “contudo, ainda há registro de fatos sem alcance das equipes da Guarda Municipal”.

A ação de criminosos envolvendo prédios públicos, conforme prosseguiu a nota, é um problema relacionado à segurança pública e requer também medidas de prevenção e repressão por parte do Estado. “Em todas as ocorrências, as autoridades competentes foram acionadas para as providências legais. As medidas cabíveis ao Município estão sendo tomadas. Reforçamos ainda que tanto a população quanto a gestão municipal perdem com este tipo de ação de vandalismo, que vem se tornando recorrente na capital, e gerando prejuízo ao erário, por novas despesas com manutenção”, enfatizou.

A administração municipal pediu ainda ajuda da população para conservar o patrimônio público, denunciando atos de vandalismo. “Qualquer pessoa pode acionar a Guarda Municipal, no telefone 153, a Polícia Militar, por meio do 190, ou ainda na Central de Atendimento 156. Conforme o artigo 163 do Código Penal, vandalismo é crime e a pena pode variar de seis meses a três anos de detenção, além de multa”, alertou. (C.C)