Política

Prefeitura decreta emergência no Uiramutã

Apesar de já haver um decreto vigente assinado em março pelo Governo, o município decretou emergência novamente

O Município do Uiramutã decretou situação de emergência por conta das enchentes que atingiram mais de 900 indígenas no municipio do Uiramutã.

O prefeito Dedeu Araújo (PP) esteve reunido na tarde desta segunda-feira com a governadora Suely Campos (PP) e já saiu com o decreto assinado. 

Em março, Suely Campos já havia assinado um decreto emergencial, declarando situação de emergência no Uiramutã por conta das alterações climáticas provocadas pelo fenômeno La Niña, registrada desde maio do ano passado. O governo ainda não esclareceu o que foi feito preventivamente no periodo do primeiro decreto para evitar o desastre que acontece hoje no municipio.

Na época já se previam intensas chuvas para o mês de abril, atingindo mais de 4 mil famílias, mas mesmo assim nao houve nenhum tipo de preparo do município para as enchentes.

No decreto, publicado no Diário Oficial do Estado (Doerr) em fevereiro, o governo já considerava que a chegada do período chuvoso no Estado apresentava um elevado risco de enxurradas, o que poderia acarretar “isolamento de aproximadamente 4.200 pessoas afetadas diretamente no Município de Uiramutã, que fica numa região de serras, além de impossibilitar o acesso a hospitais e a escolas”.

O decreto era válido por 180 dias e vale até agosto.

Com o novo decreto agora é o municipio que terá possibilidade de contratar empresas sem licitação pelo periodo da vigencia.

Publicidade