Cotidiano

Prefeitura entrega novo prédio de medicamentos e material hospitalar

Nova sede terá prontuário eletrônico, que permitirá maior controle dos serviços, gerando economia aos cofres públicos

A Prefeitura de Boa Vista entregou, nesta terça-feira, 17, o novo prédio da Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF), com novo endereço na Avenida Capitão Júlio Bezerra, 1150, bairro Aparecida. Segundo a prefeita Teresa Surita (PMDB), a nova sede visa oferecer melhores condições de atendimento à população e ampliar o espaço de armazenamento de medicamentos e materiais médico-hospitalar.

“Hoje nós damos um grande passo na área da saúde do município. Esse novo local de armazenamento e com o sistema implantado da compra e da saída de medicamentos, atingindo 91% dos medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais [Remume], conseguimos garantir uma melhor qualidade no atendimento à saúde da população”, destacou.

Conforme a prefeita, o novo prédio tem capacidade para abastecer todos os 32 postos de saúde de Boa Vista, o Hospital da Criança Santo Antônio, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), o Centro de Tratamento e Prevenção de Câncer de Colo e Mama (Cpcom) e o Laboratório de Referência. “Com a implantação do prontuário eletrônico, será possível ter o controle daquilo que estamos atendendo, gerando economia e ao mesmo tempo aumentando e melhorando a condição da saúde da nossa cidade”, disse.

Este ano, segundo a Prefeitura, já foram investidos R$ 14.846.644,99, tanto em medicamentos como em materiais médico-hospitalares. E de janeiro a agosto, a SAF atendeu 315.863 receitas de medicamentos na rede municipal de saúde.

SAF – A Superintendência de Assistência Farmacêutica é responsável por todas as ações de seleção, programação, aquisição, transporte, armazenamento e distribuição de medicamentos, materiais médico-hospitalares, insumos laboratoriais e odontológicos em todas as unidades de saúde da rede municipal.

O espaço possui 1.400 metros quadrados, mais amplo e arejado, conta com recepção, sala da superintendência, sala da direção técnica, sala do núcleo de processos, sala da assessoria técnica, sala do administrativo, sala das coordenações de distribuição e estoque e ainda área de armazenamento para medicamentos, termolábeis, material médico-hospitalar, insumos laboratoriais e odontológicos.

“Saímos de um prédio menor para um com 600 metros quadrados a mais, então ganhamos na estrutura e melhor atendimento à população. A nova estrutura também possibilitará a melhor distribuição, condicionamento dos medicamentos, além de atender toda a demanda do município”, ressaltou o secretário municipal de Saúde (Smsa), Cláudio Galvão. (E.M)