Cotidiano

Prefeitura orienta que populares não se arrisquem em cima de monumento

A foto tirada de um rapaz em cima do monumento da aeronave AT-26 Xavante, localizada na Avenida José Alencar, no bairro Cauamé, na rotatória que fica na entrada para a Base Aérea de Boa Vista, ganhou repercussão na manhã de ontem, 16.

Publicado nas redes sociais, a imagem mostra um homem, sem camisa e de bermuda, com a seguinte declaração: “Se for pra sair para beber e não voltar de avião, eu nem vou”. A publicação acabou repercutindo, com internautas achando graça da situação, e outros, condenando a atitude.

A Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), responsável pelo monumento, foi consultada pela Folha e informou que não há nenhuma legislação que proíba que pessoas subam no monumento. No entanto, orientou que a população não se arrisque.

“A prática representa um grande risco à segurança das pessoas que estiveram no local, uma vez que a aeronave está no alto de uma estrutura de concreto de aproximadamente quatro metros de altura. A Guarda Civil Municipal, caso se depare com esta situação, tem a incumbência de orientar as pessoas a descerem do monumento”, esclareceu.

A Prefeitura também ressaltou que, em caso de dano ao patrimônio ou ato de vandalismo no local, será evocado o cumprimento do artigo 163 do Código Penal, que criminaliza atos de vandalismo, com pena que pode variar de seis meses a três anos de detenção, além de multa.

MONUMENTO – Em 2015, a Prefeitura anunciou a inauguração de um novo cartão postal para a Capital, com a doação da aeronave AT-26 Xavante desativada desde 2010, que foi repassada pela Base Aérea para o Município.

A aeronave foi posicionada na entrada para a Base Aérea como forma de simbolizar a chegada da organização militar na Capital e também para enaltecer a cultura aeronáutica em Boa Vista. Segundo a Prefeitura, a ação também tem o intuito de impulsionar o turismo, para que a Capital fosse considerada uma cidade atrativa, arrumada, limpa, com qualidade de vida, que tem condições para receber pessoas de outros estados e países, e assim, gerar mais empregos.

Além disso, o Município frisou que todas as cidades brasileiras que têm uma unidade da Base Aérea já possuíam um monumento com um avião, faltando somente Boa Vista. (P.C.)