Política

Prefeitura sanciona lei que garante acessibilidade em brinquedos de praças

A Prefeitura de Boa Vista sancionou o projeto de lei 021/2017, de autoria do vereador Vavá do Tianguá (PSD), que dispõe sobre normas de segurança, manutenção, inclusão e acessibilidade a brinquedos de parques infantis localizados em áreas de uso coletivo e em estabelecimentos públicos e privados. Todos os parques construídos a partir de agora devem garantir acessibilidade às crianças com necessidades especiais.

Em entrevista ao programa Agenda Parlamentar, na Rádio Folha AM 1020, no sábado, o vereador afirmou que a nova lei é de extrema importância, pois garante a inclusão social deste público. “Hoje muitas crianças em situações assim deixam de frequentar esses parques porque não têm como utilizar os brinquedos à disposição por falta de acessibilidade. Agora teremos assentos de segurança em balanços, gangorras e diversas outras adaptações necessárias que atendam as normas de segurança”, explicou.

O vereador, que é conhecido por manter projetos sociais esportivos na Capital, também tem um projeto relacionado ao tema em tramitação na Câmara de Vereadores de Boa Vista, o “Honra ao Mérito Esportivo”. “Iremos reconhecer com entrega de medalhas àqueles atletas que fizeram história no futebol, natação, karatê, boxe ou em qualquer outra modalidade aqui em Boa Vista. Às vezes, estas pessoas fazem tanto por Roraima, se dedicam e não são lembrados. Então esse projeto vem para reconhecer isso”, disse.

INDICAÇÕES – Quanto à infraestrutura da Capital, o parlamentar afirmou já ter feito mais de 200 indicações para melhoria de ruas. “Uma dessas ruas é a Joca Farias, no bairro Caranã, zona oeste. Atualmente a via passa por melhorias que resultarão em qualidade de vida para os moradores daquela localidade, que contarão com rede de drenagem e asfalto novos”, disse.

Vavá do Tianguá afirmou que as sessões itinerantes da Câmara Municipal têm aproximado os parlamentares da população. “A última foi no bairro União, também na zona oeste. Lá tivemos a oportunidade de ouvir as demandas da população e fazer mais indicações ao Executivo municipal para a promoção de melhorias. Desde o início desta legislatura, somando as ações de todos os vereadores, já foram apresentadas mais de 2,5 mil indicações. O trabalho não para”, finalizou.