Cotidiano

Prefeitura só poderá demolir casas que moradores assinarem termo de compromisso

Segundo acordo feito no Judiciário na manhã desta quinta-feira, as demolições podem ser feitas após seis dias em que o termo tiver sido assinado

Prefeitura de Boa Vista só poderá demolir as casas do bairro Caetano Filho, o Beiral, após seis dias úteis de assinado o Termo de Compromisso. A medida foi tomada na Audiência de Conciliação realizada na manhã desta quinta-feira (20), pela 1a Vara da Fazenda Pública comandada pelo juiz Aluízio Ferreira Vieira, após ação civil impetrada pela Defensoria Pública.

“Levando em consideração o direito do município de implementar políticas públicas, bem como a preocupação institucional da defensoria em resguardar o direito à moradia dos moradores do bairro em questão, revogo a liminar, possibilitando o ato de demolição somente dos moradores que firmaram termo de compromisso. Os moradores poderão ser acompanhados por advogados particulares ou defensores no ato dos acordos” disse o magistrado no acordo feito entre as partes.

 

A decisão irá ajudar caso algum morador tenha se sentido coagido a assinar o termo e queria ajuizar ação dando a maior legalidade, transparência e resguardando direitos.

Apesar de haver resistências de algumas famílias, os moradores estão se acertando com a Prefeitura para deixaram o local que será transformado em uma área de lazer, ponto de turismo e área comercial.

Até o fim das obras, as famílias receberão auxílio moradia com o Aluguel Social, que varia de R$ 600 a R$1.200, dependendo do caso analisado. Até a última sexta-feira, mais de 140 famílias foram atendidas e mais de 80 acordos foram fechados.