Cotidiano

Prefeitura vai atender em unidades básicas de saúde

O coordenador municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, Sebastião Diniz, afirma que a Prefeitura estuda a possibilidade de preparar unidades de saúde para prestar serviços especializados. Os atendimentos serão voltados a pessoas que vivem com HIV. A expectativa é credenciar três unidades e ampliar o número a partir daí.

“Nosso objetivo é abrir para o Centro de Saúde Olenka, 13 de Setembro, Pricumã, Délio Tupinambá e Sílvio Botelho”, informou. Ressaltou que todas as unidades básicas de saúde já disponibilizam o teste rápido de HIV, sífilis e hepatites, incluindo as unidades com horário estendido. No caso de teste positivo, os usuários do SUS podem ser encaminhados para tratamento no SAE.

O município também pretende fortalecer a prevenção nas ações externas. Desde o final de março foi iniciado o projeto o “Corujão Noturno” da saúde, realizando ações em áreas de grande circulação. São oferecidos atendimentos de clínica geral, vacinação, testes rápidos e preventivos.

Na última edição foram atendidas cerca de 300 pessoas em duas noites no terminal do Caimbé. Uma segunda ação está prevista para os próximos meses no bairro 13 de Setembro.

“Esperamos alcançar pessoas que estão desprotegidas em Boa Vista. Era obrigação da fronteira fazer esse acolhimento, mas há essa preocupação do município. Oferecemos o serviço além das unidades básicas de saúde e nossa proposta é diminuir a incidência de DSTs”, completa o coordenador.