Política

Prefeitura volta atrás e afirma que vai construir abrigos e não pagar alugueis

A prefeita disse que seu projeto foi deturpado por inimigos políticos e mal interpretado pela população

A prefeita Teresa Surita (PMDB) anunciou na noite desta terça-feira (29) em rede social, mudanças no projeto de “Aluguel Solidário” que tinha anunciado em coletiva de imprensa na semana anterior.

A prefeita de Boa Vista disse que teve uma reunião em Brasília no Palácio do Planalto, sem especificar com quem e afirmou que queria fazer novos anúncios que não fossem “mal interpretados”.

“Estou pensando como devo dizer como foi a reunião, para que fique claro e não sejam distorcidas minhas palavras, ou que o título de qualquer matéria, possa causar má interpretação ou o caos como ocorreu, pois foi completamente mal interpretada a palavra “aluguel solidário” com uma revolta imensa que tomou conta de algumas pessoas e o aproveitamento político de outras”

Ela informou que na reunião foram feitos avanços no planejamento de trabalho, buscando minimizar a crise em relação a Venezuela.

“Eu não posso e não vou, como Prefeita da cidade que amo, ficar ausente desta situação” disse Teresa.

Surita esclareceu que nem a prefeitura e nem o governo federal vão pagar aluguel de casas individuais para venezuelanos ou brasileiros.

“As pessoas interpretaram que seriam alugadas casas individuais para os venezuelanos e não é essa a proposta que estamos construindo. Isso nunca existiu. Estamos trabalhando na possibilidade de locar abrigos para 50 pessoas, somente para mulheres e crianças (mães e filhos), em situação de extrema vulnerabilidade. E cada caso será analisado com muito critério, pois Boa Vista não tem condições de abrigar muitas pessoas”.

Segundo a prefeita, não serão atendidos homens solteiros e ninguém em casas individuais.

“Isso não ocorrerá em hipótese nenhuma. Portanto, não adianta chegar em Boa Vista com esta expectativa, pois isso não acontecerá”.

A prefeita deixou claro que Boa Vista não tem condições de atravessar a crise sem que sejam tomadas atitudes de controle e tentativa de organização.

“A situação é triste, dói o coração ver o que está acontecendo, faremos o possível para aliviar todo sofrimento, mas dentro das condições que conseguirmos construir com parceiros, pois nossa situação econômica brasileira é difícil pela crise e problemas que vivemos” concluiu.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em nota a prefeitura de Boa Vista afirmou que o sistema de acolhimento dos migrantes em situação de total vulnerabilidade se dará por meio de ABRIGAMENTO.

“Esses abrigos comportarão 50 pessoas, para famílias com mulheres e crianças em extremo risco social. Sendo que as despesas serão custeadas pelo Governo Federal não sendo injetado nenhum recurso do município;

 Outro ponto abordado na nota é que o exército brasileiro a partir da próxima semana e demais órgãos de segurança estarão de posse de formulários, que serão entregues aos venezuelanos que ingressarem na fronteira para os esclarecimentos e encaminhamentos necessários.

A Anvisa será responsável por esclarecer dúvidas na fronteira, e fará  o encaminhamento dos que necessitam de vacinação e de algum tipo de atendimento especializado de vacinas em Pacaraima. 

“A Prefeitura de Boa Vista, esta trabalhando intensamente e reafirma o compromisso que, em parceria com o governo federal, busca soluções para minimizar essa crise sem precedentes que estamos atravessando em relação a Venezuela”

*Atualizada em 09h36