Cultura

Prêmio Jabuti tem roraimenses entre os vencedores

Honraria é considerada a principal premiação literária do Brasil

A ilustradora e escritora roraimense, Ina Carolina, conquistou o primeiro lugar da 59ª edição do Prêmio Jabuti, na categoria Infantil Digital, ilustrando o livro Kidsbook Itaú Criança, feito por de Fernanda Takai, Marcelo Rubens Paiva, Alexandre Rampazo, Luis Fernando Verissimo e Willian Santiago, Adriana Carranca e Brunna Mancuso, Antonio Prata e Caio Bucaretchi. 

Ina que é roraimense, atualmente vive em São Paulo e trabalha com modelagem 3D para filmes de animação e ilustração.

Em sua conta no instagram (@inacarolina), o público pode observar seus desenhos, com temáticas sobre o seu dia a dia, lembranças e pensamentos, uma espécie de diário ilustrado, em 2015 lançou o quadrinho independente “Apnéia”.

O outro roraimense que também concorria ao prêmio, o escritor Cristino Wapichana que havia sido indicado pelo livro “A Boca da Noite”, ilustrado por Graça Lima, publicado pela Zit Editorial, ficou em terceiro lugar na categoria Infantil

O Jabuti é considerada a principal premiação literária do Brasil. Em 2017, foram 2,346 mil inscritos e duas novas categorias entraram na disputa: Histórias em Quadrinhos e Livro Brasileiro Publicado no Exterior.

A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no próximo dia 30 de novembro, no Auditório Ibirapuera (SP), quando também serão conhecidos os vencedores do Livro do Ano de Ficção e do Livro do Ano de Não Ficção, que ganharão R$ 35 mil, cada um.

CURIOSIDADE:

O único registro que se tem de Roraima no Prêmio Jabuti foi em 2015 com o livro acadêmico ‘Agricultura Conservacionista no Brasil’, segundo lugar na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática. Um dos artigos que compõe a obra é de autoria do professor e pesquisador da UFRR Valdinar Ferreira Melo. Entretanto, o professor não é considerado pelo prêmio como autor do livro, organizado por Luiz Fernando Carvalho Leite, Giovana Alcântara Maciel e Ademir Sérgio Ferreira de Araújo. (Com informações do site: arteleituras.blogspot.com.br).