Esporte

Presidente Temer decreta luto oficial de três dias no país

Por conta do acidente que vitimou atletas da Chapecoense, partidas de campeonatos brasileiros foram adiadas

Em comunicado oficial, o presidente da República, Michel Temer (PMDB), decretou luto oficial de três dias no país e acionou o Itamaraty e a Aeronáutica para auxiliar nos trabalhos de busca e assistência aos familiares das vítimas do acidente com o avião que transportava a delegação da Chapecoense à Colômbia.

Na nota, o Palácio do Planalto informou ainda que o presidente determinou que a Aeronáutica disponibilize aeronaves para família e para translado das vítimas e que o Itamaraty faça contato com governo colombiano e com a prefeitura de Medellín.

A aeronave que transportava a equipe paranaense, modelo Avro RJ 85, pertencente à empresa Lamia, teria sofrido uma pane elétrica. As causas ainda estão sendo investigadas. A Chapecoense em Medelin a primeira das duas partidas válidas pela final da Copa Sul-Americana de Futebol.

Antes de cair, o vôo fez anteriormente uma escala, saindo do aeroporto de Guarulhos (SP) para a cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra.  Pouco antes do início da madrugada do horário local, a aeronave acabou sumindo do radar do aeroporto de Medelin. A confirmação do acidente só veio a ocorrer o início às 04 horas do Brasil.

Por conta da tragédia, Confederação Brasileira de Futebol (CBF), anunciou a suspensão das partidas desta quarta-feira, 30, dos campeonatos Brasileiro e Copa do Brasil. Já a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) estuda o que fazer em relação a partida, que definiria a última vaga para a Copa Libertadores da América.

Além dos jogadores e da equipe técnica da Chapecoense, a aeronave transportava jornalistas brasileiros e a tripulação. Estima-se que cerca de 70 pessoas morreram no desastre. Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados oficialmente.

Com informações do UOL Esportes.

Publicidade