Política

Presidente do TCE toma posse em sessão restrita a servidores da Casa

Conselheiro Manoel Dantas foi eleito presidente pela quinta vez e fala em acatar pedido do MP de cancelar a obra da sede do TCE

Em sessão especial do Pleno realizada na manhã desta segunda-feira, tomou posse a nova mesa diretora do Tribunal de Contas de Roraima (TCERR) para o biênio 2017/2018. Para o cargo de presidente foi empossado o conselheiro Manoel Dantas. Para vice, o conselheiro Essen Pinheiro, além da presidente da Escola de Contas, conselheira Cilene Salomão. O conselheiro Marcus Hollanda não pôde comparecer à sessão, e a posse para a vaga de corregedor será efetivada posteriormente.

Durante o discurso, o novo presidente do TCE agradeceu o apoio dos colegas e servidores, até mesmo daqueles que não aprovaram a sua indicação para a presidência da Casa, enfatizando que respeita o posicionamento de todos, mas que a partir de hoje trabalhará por uma instituição “com elevado nível de excelência”.

“Entendo que servidores e conselheiros formam esta instituição, e o nosso compromisso é fazer com que cada vez mais sejamos respeitados pela sociedade”, enfatizou. Segundo Dantas, o momento de crise financeira enfrentada pelo país não é propício a festividades, razão pela qual a sessão de posse foi realizada de forma simples.

Em entrevista à Folha, Dantas disse que vai se inteirar como está o tribunal, pois não sabe como receberá a administração. “Vou me inteirar de como está o tribunal neste momento, conversar com os principais assessores, saber da matéria jurisdicional e fazer um diagnóstico de como está o tribunal para somente depois traçar planos para este biênio”.

CONSTRUÇÃO DA SEDE – Sobre a obra da sede do TCE, alvo de polêmicas, pois o valor do contrato para construção é milionário, Dantas disse que não conhece nada do processo relativo à obra e tudo que sabe é pela imprensa. “Terei que me concentrar para saber de que maneira está este processo, mas, em princípio, já sei que o Ministério Público pediu cancelamento da obra, o que é importante, pois confio na avaliação do Ministério Público”.

Dantas disse que entre suas prioridades está a questão financeira e orçamentária do TCE. “Estamos vivendo um panorama de crise e o tribunal, dentro desse aspecto, se ele estiver que fazer cortes, tirar gordura, tem que ter responsabilidade de colocar o tribunal em condições de sobrevivência financeira. Tudo vai depender do que me for apresentado nesse momento após o levantamento. Temos que nos dar as mãos para fazer o tribunal andar conforme a sociedade espera. Vamos fazer o possível para cumprir essa responsabilidade”, frisou.

PERFIL – Natural de Boa Vista, Manoel Dantas nasceu em 10 de junho de 1950. Tomou posse como conselheiro do Tribunal de Contas em 4 de novembro de 1997, sendo eleito presidente para os períodos de 1998/2000, 2005/2006, 2007/2008 e 2009/2010; e ouvidor para o biênio de 2011/2012 e 2013/2014. Agora foi reeleito novamente presidente do Tribunal.