Polícia

Presos cavam dois túneis e fogem durante a madrugada, na Pamc

Dois túneis foram encontrados, na manhã desta terça-feira, 17, dentro dos limites das muralhas da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), zona Rural de Boa Vista. Desta vez, houve uma possível fuga em massa, tendo em vista que o buraco foi concluído e muitas marcas de pegadas foram encontradas no local, reforçando as suspeitas. As informações não oficiais indicam que 25 presos fugiram. Os presos ainda teriam cortado a cerca elétrica de proteção e as concertinas para fugir do presídio.

A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) não confirma que as fugas tenham acontecido e diz que só poderia afirmar após uma contagem. O titular da pasta, Ronan Marinho, disse que há diversos túneis no presídio.

“Túnel na Pamc existem vários, nós sabemos disso, porque o primeiro encontrado na Pamc, buscando nos relatórios, foi em 2009, há oito anos. A conduta que a Sejuc sempre vem adotando, após ter encontrado o buraco, é de chamar uma empresa que concreta a boca do túnel, mas o miolo do túnel continua existindo. Então, esses túneis são antigos. Aí o preso sabe onde está, vai lá, abre uma boca do lado, aproveitando o túnel que já está cavado”, disse o secretário.

As informações de um agente penitenciário indicam que vários presos conseguiram fugir da unidade prisional pelo buraco entre as guaritas 3 e 4. Apesar dos militares fazerem a guarda do presídio, ninguém foi visto na fuga.Marinho disse que o túnel tinha sido identificado e que a Sejuc estava consciente do risco iminente de fuga. “A nossa inteligência detectou que havia um túnel na Ala 7. Nós já tínhamos tapado um na Ala 14, há três semanas. Aí me disseram que tinham o túnel na Ala 7 e que estava bastante adiantado e que precisávamos antecipar porque senão iriam fugir. Ontem [segunda-feira] à noite, nós recebemos essas informações. Nós cercamos a Pamc na noite, o Giro [Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva] passou a noite lá juntamente com a Força Nacional e não foi detectada nenhuma fuga. Mas o alambrado está cortado e tem pegada de pessoas pelo outro lado”, disse o secretário.

Uma fonte da Folha revelou que, no momento da fuga, os presos contaram com auxílio dos albergados que cumprem pena no Centro de Progressão Penitenciária (CPP), que fica ao lado da Pamc e integra o Complexo Penitenciário de Monte Cristo, onde antigamente funcionava a Cadeia Pública Feminina de Boa Vista.

“O Bope e a Sejuc vai para a Pamc, nós vamos fazer uma recontagem. Mas não há a menor possibilidade de ter havido 25 fugas. Se escapou algum preso, foram no máximo dois ou três. Nós não confirmamos sequer se houve fuga”, salientou.

Ele disse que até o momento há muita especulação e que não se pode confirmar que presos do semiaberto participaram da ação. “Se houvesse fuga, eu seria o primeiro a dizer, por que esconder? Essas especulações vão servir para apurar o caso e saber se está havendo facilitação por parte dos presos do CPP. Estamos apurando tudo isso. O fato é que o sítio da Pamc está todo escavado. Quando a gente passa a retroescavadeira encontra vários túneis”, frisou o secretário Ronan Marinho.

Um agente revelou que, até o fim da tarde de ontem, nenhuma revista ou contagem foi feita na Pamc, tampouco policiais entraram no presídio para intervir. “Falta organização. A polícia tinha que ter ‘fechado’ a Pamc e realizado a contagem”, salientou. A Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) disse que não pode confirmar se houve as 25 fugas porque aguarda as informações da contagem. (J.B)