Polícia

Presos da Pamc são transferidos para Cadeia Pública de Roraima

Objetivo é evitar mortes decretadas pelos comandos de organizações dentro dos presídios.

A Secretaria de Segurança Pública de Roraima realizou a transferência de mais de 300 detentos que estavam na ala conhecida como Cozinha da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo para a Cadeia Pública de Boa Vista.

Os transferidos fazem parte de uma facção criminosa, são condenados por estupro ou tiveram seus nomes colocado na lista negra do crime organizado por razões diversas.

Eles tiveram que ser retirados da Penitenciária por conta das ameaças de morte que sofreram dos lideres do PCC (Primeiro Comando da Capital)

Envolvendo mais de 150 policiais militares, agentes penitenciários e Força Nacional, a operação de transferência começou às 22h de sexta-feira, 12, e terminou por volta das 4h30 da manhã deste sábado, 13.

O secretário de Justiça e Cidadania, Ronan Marinho, explicou que a operação foi planejada desde o dia 4 de maio, quando assumiu a pasta. Segundo ele, foram interceptadas pela Dicap (Divisão de Inteligência e Captura) mensagens sobre uma possível invasão de presos de outras alas à Cozinha, considerada o setor de segurança, por abrigar detentos que cometeram crimes como estupro e também que não se autodeclararam pertencentes a facções criminosas.

“Esse foi o primeiro momento da nossa ação. Há muito tempo esses informes eram interceptados e não tinha mais como manter aqueles presos na Pamc, onde, a cada minuto que passava, corriam risco de morte”, alegou o secretário, ressaltando ainda que os 250 reeducandos da Cozinha foram transferidos para as demais unidades prisionais do Estado.

Além disso, foram transferidos para a Pamc outros 100 reeducandos que estavam em regime de contenção na CPBV (Cadeia Pública de Boa Vista), estes, autodeclarados pertencentes à facção mais numerosa que age no Estado. “Nosso objetivo é acabar ou reduzir significativamente a tensão vivida no sistema prisional”, ressaltou Marinho.

A Secretaria de Segurança Pública (SESP) fez a transferência durante a madrugada para evitar represálias o comboio. Uma quadra próxima a cadeia pública foi fechada durante o procedimento.

A seleção dos transferidos ocorreu mediante um planejamento do Setor de Inteligência do sistema prisional. Após a chegada na Cadeia Pública, os internos passaram pelo procedimento de revista e triagem. Eles receberam atendimento médico, fardamento e kits de higiene pessoal.