Cotidiano

Prevenção do câncer de laringe é alvo de atendimento que começa na segunda-feira

O público-alvo são adultos maiores de 18 anos que apresentem rouquidão, dor de garganta e dificuldade para engolir há mais de 14 dias

Começa na segunda-feira (16), na Clínica Especializada Coronel Mota, os atendimentos para detectar precocemente casos de câncer de laringe. A campanha faz parte da programação da Semana Nacional da Voz 2018, em alusão ao Dia da Voz (16 de abril). A expectativa é atender 200 pessoas até o fim da ação.

Para participar, todos os dias serão distribuídas 24 senhas para cada turno e os atendimentos ocorrerão das 8h às 16h. Para os interessados em obter atendimento é necessário apresentar um documento de identidade oficial com foto.

O público-alvo são adultos maiores de 18 anos que apresentem rouquidão, dor de garganta e dificuldade para engolir há mais de 14 dias. Professores, cantores, assistentes de telemarketing, além de fumantes e idosos estão entre os mais afetados por problemas na voz

A otorrinolaringologista, Mariana de Landa, organizadora do evento no Estado, explicou que a campanha é focada na promoção de ações gratuitas com orientações, além da avaliação e triagem de pessoas com risco, queixas ou sintomas sugestivos de doenças da garganta.

“As enfermidades que mais afetam a voz estão o refluxo laringofaríngeo, as lesões benignas nas pregas vocais e o câncer de laringe. Profissionais que utilizam a voz com maior frequência como professores, cantores, assistentes de telemarketing, entre outros, são os mais afetados, assim como fumantes e idosos”, explicou.

Para evitar doenças na garganta são necessários alguns cuidados: não fumar, não forçar a voz (gritar ou cochichar), evitar falar excessivamente em ambientes com barulho, não pigarrear com frequência e rapidamente, manter-se hidratado, além de manter a qualidade da alimentação e do sono.

Com informações Ascom/Sesau