Cotidiano

Primeira etapa da revitalização da Hidrelétrica de Jatapu está prevista para ser entregue este mês

A primeira etapa da obra de revitalização e complementação da Usina Hidrelétrica de Jatapu, localizada em Caroebe já está em fase final com a recuperação de duas unidades geradoras antigas que complementam duas outras turbinas novas disponíveis para operação.

Com essa ação, a usina vai dobrar a capacidade de geração de energia de cinco para 10 megawatts, beneficiando mais de 50 mil moradores, com o fornecimento para municípios e vilas da região sul do Estado: Caroebe, São Luiz, São João da Baliza, Rorainópolis, Vila Moderna, Novo Paraíso e Entre Rios, que atualmente são atendidos por Boa Vista e complementados por parques térmicos de Novo Paraíso.

A previsão é que ainda na primeira quinzena de outubro seja entregue a primeira etapa da obra de forma parcial, com geração de cinco megawatts com a inauguração da subestação elevadora de 69 kV e a complementação no mês de dezembro, com o total de quatro turbinas entregues.

Por se tratar de geração hídrica é de total confiabilidade em comparação à geração de energia em outros municípios supridos por térmicas.

A OBRA – Na subestação foi realizada a ampliação e instalação de novos equipamentos como: quadro de comando de controle, painel de medição e chaves de comando, além da revitalização de dois transformadores de 6 MVA e fornecimento de mais um novo transformador também de 6 MVA, e a instalação de mais um transformador de 5 MVA para atender redes rurais e urbanas.

A obra é resultado de um convênio entre a Cerr (Companhia Energética de Roraima) com a Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura) e custou em torno de R$ 63 milhões. A empresa responsável pela execução da obra é a CMT Engenharia.

Mesmo após a perda da concessão em janeiro deste ano, a Cerr (Companhia Energética de Roraima) ainda gerencia a usina e tem acompanhado a execução dos trabalhos. O presidente da Cerr, Francisco Fernandes, informou que atualmente em torno de oito trabalhadores são contratados pela empresa para prestação de serviços, além dos operadores da Cerr que já atuam na usina.

JATAPU – A Hidrelétrica de Jatapu foi construída entre 1991 e 1994, no mandato do governador Ottomar de Sousa Pinto, e inaugurada oficialmente em 1994, ano que começou a operar.

Situada no município de Caroebe, a 55 quilômetros da sede, a área da usina tem como principal curso d’ água o Rio Jatapu e ocupa área de mais de 7.412,52 hectares. A hidrelétrica foi construída com recursos próprios do Estado após a aprovação do projeto de impacto ambiental.