Geral

Primeira etapa reúne mais de 150 atletas no Campus Novo Paraíso

Com competições nas modalidades de xadrez e futsal

Com competições nas modalidades de xadrez e futsal, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) dará início, nesta sexta-feira, dia 6, à quarta edição dos Jogos Intercampi, o maior evento desportivo institucional. A primeira etapa ocorre no Campus Novo Paraíso, no sul do estado, até o dia 8 de abril.

Ao todo, essa etapa terá a participação de 153 alunos-atletas, sendo 53 meninas e 60 meninos. As competições se iniciam ainda na sexta-feira, dia 6, com o futsal, a partir das 16 horas, no ginásio, e o xadrez também a partir das 16 horas, na biblioteca da unidade. Assim como nas edições anteriores, os jogos serão abertos ao público.

A segunda etapa será no Campus Amajari, de 27 a 29 de abril, com competições de handebol e vôlei de quadra. De 18 a 20 de maio, o Campus Boa Vista recebe a última etapa com competições de atletismo, natação, vôlei de areia, basquete, judô e tênis de mesa.

De acordo com o pró-reitor de Extensão, Nadson Castro o número de alunos participando dos jogos, aumenta a cada ano. “Esse aumento de participantes está ligado ao trabalho desenvolvido pelos profissionais de Educação Física em cada campi, onde os alunos se identificam com as modalidades que pretendem participar”, disse Castro.

Os vencedores de cada etapa têm a chance de representar o IFRR nas etapas regional e nacional.

JOGOS INTERCAMPI – É uma política da Proex executada pelos setores de Extensão dos campi com o objetivo de congregar e integrar a comunidade acadêmica, além de fortalecer a prática esportiva no âmbito institucional.

Cãominhada chama atenção para os direitos dos animais promovendo hábitos saudáveis

Quem tem cachorro e adora fazer passeios com seu melhor amigo já tem programa garantido neste final de semana: o Grupo de Proteção de Animais de Rua, a A.R.C.A., RADAR e a Yawara Associação de Proteção Animal realizam a Cãominhada pelos Direitos dos Animais. A concentração e a saída serão na Praça Fábio Paracat, a partir das 16 horas.

Além de chamar a atenção para um tema de grande importância, a Cãominhada também será uma excelente oportunidade para donos e seus bichinhos se exercitarem, promovendo a adoção de hábitos saudáveis.

De acordo com a coordenadora da Yawara, Debora Almeida, a ideia principal do evento é chamar a atenção do poder público para as políticas voltadas aos direitos dos animais.

“Vamos reivindicar a efetivação de políticas públicas pra animais. Apesar de termos uma lei municipal aprovada, que prevê o controle populacional e a castração gratuita, até hoje nada foi feito”, explicou.

Debora destacou que nessa quarta-feira (4) foi o Dia Mundial do Animal de Rua e que em Boa Vista, não há nada para ser comemorado. “Não entendemos qual é a dificuldade de colocar a lei pra funcionar. Tivemos uma audiência pública com todos os órgãos que teriam parte, mas nada sai do papel”, completou.

A coordenadora da Yawara ressaltou que qualquer pessoa pode participar, bastando levar o seu bichinho. “Queremos chamar atenção do poder público, para que inicie algum trabalho nesse sentido: castração como forma de controle populacional em primeiro lugar. Espero que as pessoas compareçam com seus cães e mostrem que nos importamos”, finalizou.