Política

Primeiro deputado constituinte cobra políticas públicas ao pequeno produtor

O deputado estadual constituinte e primeiro presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Flávio Chaves, disse que 28 anos depois da criação do Estado, Roraima ainda carece de políticas públicas para o desenvolvimento agrícola – para ele, a vocação do Estado – e destaca esse como o caminho para o desenvolvimento.

“Tivemos o prazer de assinar a primeira Constituição do Estado e já teve algumas alterações para melhorar nosso desenvolvimento. Mas só isso não basta. Ainda faltam políticas públicas voltadas para o pequeno produtor poder produzir, tanto no Município de Boa Vista quanto no Estado, e que beneficie não só os grandes produtores de soja, arroz e algodão – que têm isenção de impostos e outros benefícios -, mas os pequenos também”, disse.   

Quanto à pecuária, que segundo ele é outro potencial, deve ser fomentada. “As grandes áreas de pecuária ficaram com os indígenas e que hoje estão passando fome nas aldeias devido à falta de incentivos pelo poder público. Antes tinha os pecuaristas que davam emprego para os indígenas e para suas comunidades. Hoje eles ganharam as terras, mas não têm ajuda nenhuma para desenvolver as comunidades. Tem que haver incentivos para índios e não índios poderem produzir no Estado”.

Para ele, sem alternativas, os indígenas estão migrando para as cidades e aumentando o número de desempregados em Boa Vista. Chaves ressaltou ainda a queda no repasse do Fundo de Participação do Estado (FPE), o que tem feito o governo atrasar salários de servidores e o repasse para os demais poderes ligados ao legislativo, judiciário e de fiscalização.  

“Não tem como desenvolver o Estado baseado apenas em repasse do FPM, temos que sair da economia do contracheque, temos que pensar em outras alternativas, que seja abrir áreas de garimpo ou de programas contínuo de incentivos aos pequenos produtores através da agência de fomento”, frisou. (R.R)