Cotidiano

Primeiro trimestre do ano promete chuvas com intensidade normal

Analista da Femarh apresentou dados sobre o clima/tempo em Roraima

Ainda não estamos no período chuvoso, mas de forma teórica já é inverno em parte de Roraima, segundo explicou Ramón Alves, analista ambiental da Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos).

“O inverno no hemisfério Norte vai de 21 de dezembro até 21 de março. E como grande parte do Estado de Roraima fica localizada no hemisfério Norte, portanto, teoricamente estamos no inverno. Mas na prática, não é o que ocorre. Por isso, não faz sentido a gente se basear nas estações do ano, pois em Roraima as estações não são bem definidas. Por isso chamamos de período seco, que vai de outubro a março, e período chuvoso, de abril a setembro”, destacou Ramón.

Com um calor sempre intenso no decorrer de todo o ano, Roraima está demonstrando nesse início de janeiro de 2018 uma temperatura mais amena, aparentemente. Situação que não é típica dessa época. Para o analista, a meteorologia explica estes motivos.

“O que está acontecendo são chuvas dentro da normalidade. Estamos no período seco, mas isso não quer dizer que não vai chover. Vamos ter chuva. Porém, o acumulado final do mês nesse período é muito baixo. Ou seja, ocorrerá precipitações mensais abaixo de 100 mm, e tem mês que chove abaixo de 50 mm, o que é considerado normal no nosso período seco”, ressaltou.

Ramón explicou que nos meses de janeiro, fevereiro e março existe a possibilidade de boas chuvas.

“Segundo o monitoramento climático da TSM (Temperatura da Superfície do Mar), as temperaturas abaixo de zero por vários meses consecutivos no Oceano Pacífico, estabelecendo o fenômeno La Niña de fraca intensidade, apresentou uma previsão sazonal para o trimestre: janeiro, fevereiro e março, sendo de chuvas com intensidade normal climatológica e acima do normal climatológica, em Roraima”, informou.

No site da Femarh você encontra mais detalhes sobre o tempo no Estado, com dados, gráficos e imagens. Também é possível baixar o aplicativo da Femarh no celular, via Play Story.