Cotidiano

Procon Assembleia alerta sobre compras de brinquedos

Instituição pede que os pais observem o selo do Inmetro nos brinquedos

Com brinquedos para todos os gostos e preços, dos modelos tradicionais até os mais modernos, as lojas especializadas em produtos infantis já expõem as opções de presentes para o Dia das Crianças.

Mas na hora de comprar esses artigos é preciso ter alguns cuidados, principalmente com relação ao selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), segundo alertou o diretor do Procon Assembleia, Lindomar Coutinho.

Ele explicou que os pais devem observar o selo do Inmetro nos brinquedos, pois indica se o produto segue o padrão de qualidade existente.

“É preciso ter esse critério na hora de comprar o presente da criança”, afirmou.

Para orientar o consumidor sobre essa questão e outros detalhes para as compras do Dia das Crianças, o Procon Assembleia estará na próxima semana nos centros comerciais das avenidas Jaime Brasil e Ataíde Teive.

“Vamos passar informações importantes aos pais sobre os cuidados necessários na hora da compra dos brinquedos”, disse.

Outro ponto que também deve ser levado em consideração, segundo Coutinho, é sobre a questão da troca de brinquedos, ficando atento ao prazo para esse procedimento.

De acordo com ele, o fornecedor só é obrigado a realizar a troca do produto se existir um vício (algo que não funciona) ou defeito no produto (quando o problema traz risco à saúde).

“Sobre a possibilidade de trocar o brinquedo apenas porque a criança não gostou do brinquedo, é preciso antes de comprar, acertar com o comerciante”, ressaltou o diretor do Procon Assembleia.

Demandas

Em anos anteriores, segundo Lindomar Coutinho, o Procon Assembleia já recebeu reclamações de consumidores com relação às compras feitas para o Dia das Crianças.

Um dos casos, segundo relatou, foi de um pai que adquiriu um produto numa determinada loja e o brinquedo estava com um vício, mas a empresa se recusava a fazer a troca.

“O Procon teve que intervir no caso para garantir o direito do consumidor, porque a Lei ampara com relação a esse tipo de situação, e a loja foi obrigada a fazer a troca do produto”, comentou.