Cotidiano

Procon Boa Vista alerta para ‘armadilhas’ do comércio na Páscoa

Procon aconselha que o consumidor deve evitar fazer as compras de páscoa acompanhados das crianças

A páscoa é um dos períodos do ano mais esperado, não apenas pelo público em geral, como também pelos comerciantes. E numa tentativa de faturar mais do que o normal, são empregadas técnicas de vendas, promoções e outras medidas para fazer o consumidor comprar à vontade. É nessas horas que é preciso abrir os olhos e estar atento às possíveis armadilhas que possam surgir no meio de tantos doces e guloseimas.

Uma das principais recomendações do Procon Boa Vista diz sobre a importância de pesquisar preços dos produtos de páscoa e também observar bem a qualidade do produto, as opções e ainda avaliar o que cabe ou não no bolso.
“O consumidor deve ter em mente que existem opções mais em conta no mercado nesta época de páscoa, como as barras de chocolate, bombons, produtos que utilizam o chocolate como base para as receitas. Enfim, esses produtos custam menos e são uma ótima opção para quem quer presentear sem gastar muito ou além de suas possibilidades”, afirma Sabrina Tricot, coordenadora executiva do Procon Boa Vista.   

Outra dica valiosa do Procon é que o consumidor deve evitar fazer as compras de páscoa acompanhados das crianças, já que estas são facilmente impactadas pela influência do marketing visual e acabam querendo produtos que, nem sempre, caracterizariam um bom custo-benefício.
 “O rótulo do produto deve ser observado, pois ele deve trazer informações como data de validade, peso líquido, lista de ingredientes e composição, já que algumas doenças, como diabetes e doença cardíaca, impedem a ingestão de açúcar ou glúten por boa parte dos consumidores”, destaca a coordenadora.

O consumidor ainda deve ter atenção com relação ao peso dos ovos de chocolates, pois as numerações indicadas pelos fabricantes na embalagem não são equivalentes entre as marcas. Numa pesquisa realizada pelo Procon Boa Vista, foi constatado que, neste ano, as embalagens diminuíram e os preços aumentaram. Ou seja, o consumidor provavelmente pagará um valor maior por uma quantidade menor de chocolate. Assim, pesquisar preços é essencial para se realizar uma boa compra.

Sendo assim, as embalagens devem estar em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza, odor forte ou fontes de calor. “É bom que o consumidor ainda verifique se há sinais de violação do conteúdo, furos ou amassados nas embalagens”, ressaltou Sabrina.   

Ovos caseiros – Ao optar por ovos ou bombons de fabricação caseira, o Procon Boa Vista aconselha que o consumidor visite a cozinha do estabelecimento e faça até mesmo uma degustação do produto antes da compra. Os fornecedores de produtos fabricados artesanalmente, além de terem de seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também estão obrigados a fornecer a nota fiscal. Ela é a principal garantia do consumidor em caso de troca ou reclamação.

Brindes nos ovos de páscoa – Quando houver inclusão de brinquedos no interior do produto, é necessário observar se a embalagem traz o selo do Inmetro e a idade recomendável para o brinquedo. No caso de ovos com brinquedos, a Resolução n.º 163 trata como ilegal o apelo infantil que busca persuadir a criança para o consumo. Entretanto, não há casos de consumidores registrando denúncias dessa prática. Ou seja, esse tipo de produto ainda é comercializado porque falta muita informação a respeito e, faltam legislações federais que proíbam a prática, afirma Sabrina.

Contato – O Procon Boa Vista funciona no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto, localizado na avenida dos Imigrantes, n.º 1612, 1º andar – sala 2, bairro Buritis. O atendimento ao público é das 8h às 14h. Os telefones de contato são 3625-2219 e 3625-6201. As reclamações e denúncias também podem ser feitas pelo e-mail do órgão [email protected].