Entretenimento

Professor da UFRR lança livro sobre interpretação de mudanças climáticas

O Núcleo Insikiran da Universidade Federal de Roraima – Campus Paricarana nesta terça-feira (12) a partir das 18 horas

‘Ecocrítica da cartografia metafórico-interpretativa na não ficção de mudanças climáticas, clima e danos ambientais’ é o 10º livro do professor, pesquisador e escritor Simão Farias. O lançamento ocorre nesta terça-feira (12) no Auditório do Curso de Gestão em Saúde Coletiva Indígena do Núcleo Insikiran da Universidade Federal de Roraima – Campus Paricarana a partir das 18 horas.

O livro acadêmico faz a distinção entre narrativas sobre mudanças climáticas, clima e danos ambientais, esse é o quinto envolvendo preocupações ecológicas.

“A obra é dirigida a profissionais e estudantes de comunicação, jornalismo, das letras, ciências biológicas e sociais interessados em analisar fatos e fenômenos ambientais. Contém dicas acerca das fases interpretativas de uma crítica ecológica”, aponta o autor Simão Farias.

A produção científica inclui conto literário e análise de biografias, ensaios, livro-reportagem, reportagem e documentário, entre eles “A queda do céu”, do líder Yanomami David Kopenawa e do antropólogo francês Bruce Albert.

“Não podemos mais fechar os olhos para uma problemática do nosso presente. Não podemos mais adiar este assunto ao futuro. A grande maioria dos países está se engajando nesta causa contra o aquecimento global porque já passamos dos limites toleráveis.”

O lançamento acontece dentro da programação de colóquio sobre mudanças climáticas organizado pelo grupo de pesquisa Mídia, conhecimento e meio ambiente: olhares da Amazônia, com a presença dos professores Marcos Braga (Insikiran), Maria Schirley Luft (Comunicação Social) e Núbia Abrantes (Ciências Biológicas). O livro contém 157 páginas e custa R$ 20.

Autor

Simão Farias Almeida é líder do Grupo de pesquisa Mídia, conhecimento e meio ambiente: olhares da Amazônia, da Universidade Federal de Roraima (CNPq/UFRR). Membro da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA). Diretor da Associação Brasileira de Literatura e Ecocrítica (ASLE BRASIL). Autor de Jornalismo ambiental em formato livro (2014), organizador e autor do livro Mídia, informação e meio ambiente (2016) e dos livros de ficção ambiental Ode de Ana Maria (2016) e Memória de voos rasos e gravidades (2016). Apresentou trabalhos científicos sobre jornalismo e cinema ambiental no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos. Publicou artigo (2016) sobre a crise de representação ambiental no jornalismo brasileiro em livro de editora norte-americana.  

Serviço
Lançamento da Obra
Data: 12 de setembro (terça-feira)
Local: Núcleo Insikiran (UFRR)
Hora: 18 horas
Entrada Franca