Cultura

Professor lança livro sobre educação ambiental

O escritor Simão Farias lança o seu novo livro nesse sábado (19) na Papel Jornal, a partir das 18 horas

“Memória de vôos rasos e gravidades” de Simão Farias Almeida tem um pássaro que narra a resistência e a superação de seus antepassados e conterrâneos enquanto tenta escapar de uma catástrofe ambiental. “Trato a obra como um trailer ecológico, pois as memórias do narrador e de outras aves são entrelaçadas por conflitos e perigos em situações rápidas envolvendo sobrevivência e tensão psicológica”, conta o autor.

“Um texto de referência para essa obra literária foi o Poema ‘Do Contra’ de Mário Quintana – Todos estes que aí estão, Atravancando o meu caminho, eles passarão. Eu passarinho! – A trama conta sobre a sobrevivência desse pássaro, tudo em torno da sobrevivência do planeta dentro da destruição que é feita pelo próprio ser humano”, relatou.

Segundo o autor, a obra pode remeter a recente tragédia ambiental de Mariana em Minas Gerais. “A catástrofe foi emblemática para as pessoas despertarem contra a depredação ambiental, e os artistas da atualidade vêm trazendo isso em suas obras justamente para dar voz ao que está ocorrendo”, comentou.

O texto é ilustrado pelo paraibano Jorge Trujillo que amplia o público-alvo do livro também para o infantil e infanto-juvenil. “Os adultos irão gostar da temática, enquanto as crianças irão se encantar com as ilustrações, que dão um caráter lírico e poético à obra. Enquanto o livro fala sobre um tema pesado que é a destruição do planeta, suas figuras dão leveza que levam o leitor à reflexão”, disse Simão, que é apreciador da associação entre prosa, poesia e conscientização. Segundo as professoras Ana Lucia e Neide Medeiros, autoras de prefácios no livro, ele é poético e filosófico ao conter metáforas e reflexões acerca do destino do planeta.

O autor
Simão Farias já publicou poemas, contos e roteiros de cinema. “Memória” é seu sétimo livro e o terceiro de produção ficcional. Ele é professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima (UFRR) há 12 anos.

Lançamento
O lançamento será no sábado, 19 de março, a partir das 18 horas na papelaria Papel Jornal, localizada na Avenida Santos Dumont. O livro “Memória de voos rasos e gravidades” possui 44 páginas e estará à venda no valor de R$ 30,00.

Serviço
Lançamento do Livro
“Memória de voos rasos e gravidades”
Data: 19 de março
Local: Papel Jornal
Endereço: Avenida Santos Dumont
Hora: 18h00