Entretenimento

Programa incentiva apadrinhamento de intercambistas

Por meio do programa, os padrinhos ajudam alunos intercambistas a conhecer e se adaptar a sua nova rotina intercambistas na UFRR

Apadrinhar um intercambista pode ser uma forma de conhecer uma nova cultura, fazer novas amizades e entrar diretamente em contato com a história de vida de alguém que mora do outro lado do mundo. Essa é a proposta do Programa de apadrinhamento de estudantes estrangeiros da Universidade Federal de Roraima, que abre inscrições para quem quiser ser padrinho de um estudante que irá passar um semestre estudando na instituição.

Para participar, os interessados deverão preencher formulário de candidatura disponível por meio do link http://ufrr.br/crint/index.php/inscricao-padrinho, e comparecer à reunião de orientações.

O Programa foi criado pela Coordenadoria de Relações Internacionais – CRINT com o objetivo de contribuir para o processo de interação e adaptação dos intercambistas na UFRR, na cidade de Boa Vista. Com ajuda do seu padrinho, o estudante poderá conhecer a cidade e fazer novas amizades.

De acordo com o edital, padrinho ou madrinha acompanha o aluno estrangeiro na sua adaptação à UFRR, participando em eventos, auxiliando em suas demandas, apresentando os Campi, bem como sugerindo programação de lazer.

Como funciona?

O regulamento explica que o apadrinhamento terá duração de, no máximo, 6 meses e é uma atividade voluntária, na qual o padrinho não tem qualquer responsabilidade financeira com seu afilhado, mas unicamente de auxiliá-lo nas suas demandas e dúvidas. Ao final do apadrinhamento e preenchimento da ficha de avaliação serão concedidas declarações de participação àqueles que cumprirem com suas obrigações de padrinho.
Como participar?

Todos os alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação regularmente matriculados na UFRR, bem como servidores da UFRR (desde que não estejam afastados por motivo de doença ou estudos) podem participar do PAEE. A necessidade de dominar fluentemente algum idioma estrangeiro é dispensável.

Mais informações podem ser obtidas pelo [email protected] ou pelo telefone (95) 3224-1665.