Cotidiano

Programação da Igreja Católica terá missas e procissão por BV

Na tradição católica, a quinta-feira da celebração é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia. Este ano, a comemoração ocorre hoje, 31

Em latim, Corpus Christi significa “corpo de Cristo”. Em todo o mundo, a data móvel é celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias após o domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Na tradição católica, a quinta-feira da celebração é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia. Este ano, a comemoração ocorre hoje, 31.

Em Boa Vista, a programação da Igreja Católica inicia às 05h30, com um momento de Adoração na Igreja Nossa Senhora da Consolata, localizada na Avenida Ville Roy, bairro São Vicente, zona sul da capital. Às 06h30, os fiéis saem em procissão pela avenida em direção à Catedral Cristo Redentor, no Centro Cívico. Segundo o bispo de Roraima, Dom Mário Antônio da Silva, a missa principal está prevista para as 7h.

Durante o dia, as comunidades católicas também realizam suas próprias celebrações. “É uma festa de unidade e comunhão na Igreja. União com Cristo na Eucaristia e comunhão entre nós, católicos. É um dia em que adoramos Jesus, no sentido de reconhecer a divindade e o poder que se manifesta no serviço e na misericórdia da humanidade. Deus é misericordioso e nos ama”, contou Dom Mário.

Assim como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Mário considera que no Corpus Christi se celebra a presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho. Ele explica que, assim como o corpo precisa de alimento, o espírito é alimentado por meio do corpo (pão) e sangue (vinho) de Cristo. “A presença dEle é um mistério da fé. Só acredita nEle, quem tem fé”, afirmou.

O bispo comentou que, durante a celebração, os fiéis aproveitam a união para rezar pedindo bênçãos e proteção para todos os municípios, estados e países. “Além de rezar por nós, nossos amigos e familiares, também fazemos a oração em comunhão, pedindo o bem de todas as pessoas do mundo”, finalizou. (A.G.G)