Esporte

Projeto Social de Karatê busca parceiros para expandir ações

O projeto Karatê do Lavrado está em busca de patrocinadores para expandir suas ações de atender crianças, jovens e adultos que não tenham condições de pagar mensalidades das aulas de karatê.

Em prática desde outubro do ano passado, o projeto é uma iniciativa dos instrutores da Academia Ichiban Dojo e conta hoje com 35 participantes entre crianças, jovens e adultos, com aulas gratuitas na Vila Olímpica Roberto Marinho, as segundas e quartas, das 19h às 20h30 e a intenção é expandir para um núcleo no Instituto Federal de Roraima (IFRR) e outro na Casa de Timóteo, com 50 vagas em cada núcleo.

Segundo o professor Rogério Uchoa, por ser um projeto social, as vagas são para pessoas que não tenham condições financeiras de pagar uma academia particular e um dos primeiros critérios, para crianças e adolescentes, será o bom rendimento escolar e para os adultos o compromisso com as atividades do projeto.

“Nosso objetivo é aumentar o número de praticantes do karatê Goju Ryu oferecendo atividade física salutar e orientada e todos os benefícios que o karatê pode oferecer”, disse.

Ele explica que o projeto adotou uma forma de chamar a atenção dos empresários através do Patrocínio Solidário. “As grandes empresas do Estado e as instituições públicas pouco tem colaborado para o esporte local por motivos adversos. Então vamos lançar o “Patrocínio Solidário” onde cada cidadão pode contribuir com uma parcela mínima de R$ 20,00, adotando um atleta ou contribuição individual na poupança do projeto, que está em fase de abertura”, explicou.

Neste primeiro momento, Uchoa disse que o projeto já conseguiu doações de kimonos.

“Temos a certeza que as pessoas vão abraçar essa causa e logo teremos eventos locais e regionais com a participação de atletas oriundos do projeto”, disse.

Atualmente o projeto tem apoio do Estúdio R2 e da Escola Colméia, e as aulas são realizadas sob o comando de uma equipe de cinco faixas pretas: Rogério Uchôa Martins, Bacharel em Educação Física, faixa preta 3ª Dan da Confederação Brasileira de Karatê (CBK); Ronny Mesquita de Alecrim, Licenciatura de Ciências da Computação, faixa preta 1º Dan da CBK; Carlos Nunes Neto, Cirurgião Dentista, faixa preta 1º Dan da CBK; Thyago Tosin, mestre em Ciências da Computação Aplicada, faixa preta 1º Dan da CBK e, Felipe Fernandes de Santana, Acadêmico de Educação Física, faixa preta 1º Dan da CBK.

“Aceitamos doação de materiais de treinos e competições da modalidade ou indicamos onde adquirir e também aceitamos passagens e qualquer tipo de doação que possa ser convertida em benefício aos atletas”, disse. “As pessoas que queiram fazer doações pode ligar para o 99123 2011 e falar comigo (Rogério), ou pelos 98112 3780 com o Carlos e o 99113 5707 com Ronny”, informou.

Publicidade