Cultura

Projeto busca parcerias para auxiliar pacientes com baixa visão

O evento terá participação dos palestrantes Dra. Betânia Barroso e Dr. Galton Vasconcelos

O II Projeto Internacional de Baixa Visão – caminhando com autonomia independência e desenvolvimento realiza hoje, (12), e amanhã, (13), oficinas e palestras em prol de pacientes com deficiência visual. O evento terá participação dos palestrantes Dra. Betânia Barroso e Dr. Galton Vasconcelos.

De acordo com a coordenadora do evento, Edla Cordeiro, a proposta é explicar e conscientizar sobre o objetivo, metodologia e agenda do Projeto que beneficiará pacientes com deficiência visual.

“O objetivo é que tanto representantes do município e do estado se tornem parceiros, entendendo e investindo no Projeto através de parcerias com os serviços oferecidos pela Clínica Oculistas Associados de Roraima”, explicou.

Na programação, uma visita Técnica ao Centro de Solidariedade Marcelo Ventura e outra ao Centro Apoio Pedagógico – CAP/DV-RR. Além de um Exame de um caso desafiador de um aluno do curso de medicina com Baixa Visão na quarta-feira, (12).

E na quinta-feira, (13), a partir das 09 horas será a reunião com as autoridades municipais e estaduais no Centro de Solidariedade Marcelo Ventura.

Para finalizar o evento, haverá uma capacitação das 14h às 18h no Auditório Centro Amazônico de Fronteira-CAF com os conferencistas Dr. Galton Vasconcelos e Dra. Bêtania Barroso.

Saúde ocular

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis. Isso significa que quase 700 mil brasileiros que são cegos poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento adequado e em tempo adequado. Por isso, o acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo para alterar as condições de saúde ocular.

Em 2020 existirão no mundo 75 milhões de pessoas cegas e mais de 225 milhões de portadores de baixa visão (visão corrigida entre 20-60%). Sendo que 90% dessas pessoas são habitantes dos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento (Brasil).