Entretenimento

Projeto dará aulas gratuitas de violão e capoeira para crianças carentes

Acreditando que a capoeira pode transformar a realidade de crianças carentes, o mestre Jefferson Dias começou a desenvolver o projeto ‘Instituto Biriba’, com inauguração nesse sábado (25), a partir das 17 horas.

O Instituto Biriba inicia nesta semana as inscrições para aulas gratuitas de capoeira e violão. O objetivo é oferecer uma alternativa aos jovens do bairro Aeroporto e das áreas próximas. Criado pelo capoeirista Jefferson Dias e sua esposa Barbara Carvalho, a iniciativa do projeto não tem fins lucrativos.

Segundo eles, a escolha do local foi devido ao alto índice de violência, baixa renda e famílias em situação de risco social.

“Morei durante muito tempo no bairro aeroporto, e pensei que essa seria uma forma de retribuir os bons momentos em que passei aqui, além de ter uma missão social, algo que tinha em mente desde sempre e agora realizo esse sonho. A capoeira sempre traz disciplina, respeito e mais educação”, relata Jefferson.

O projeto surgiu após o professor perceber o interesse das crianças em participar de aulas de capoeira, mas que, por conta da condição financeira, não tinham como pagar as aulas.

Segundo ele, o projeto mira os jovens para que troquem os perigosos atrativos das ruas por cursos que auxiliem sua qualificação profissional.

“Aqui tem muitos jovens que não têm opção de lazer. É um bairro carente e tem que deixar longe das ruas e das drogas. As inscrições estão abertas e teremos outros cursos à disposição, vamos contar com apoio de voluntários que querem fazer o bem”, explica.

Durante as aulas, serão apresentados os movimentos da modalidade e passados conselhos sobre cidadania. O bairro foi escolhido devido ao alto índice de violência, baixa renda e famílias em situação de risco social.

Para fazer o projeto dar certo, o Instituto precisa de colaboradores.

“O Instituto abrirá suas portas com as aulas gratuitas de capoeira e de violão, mas para atender uma demanda maior, precisamos de cadeiras de sala de aula, mais violões e um bebedouro”, explica Barbara.

Inscrições
Tanto as aulas quanto as inscrições são gratuitas e os interessados devem se dirigir diretamente no local onde desejam fazer as aulas. Para se inscrever basta levar uma cópia da certidão de nascimento ou RG da criança e do responsável, uma foto 3×4 e uma declaração de matrícula comprovando que a criança está freqüentando a escola. As inscrições podem ser feitas até o dia 03 de abril no horário das 19h as 21h30 (segunda, quarta e sexta).

Lançamento
O lançamento do Instituto ocorre nesse sábado (25), na sede que está localizada na rua Guararapes, 1569 – bairro Aeroporto (Próximo a base aérea). O evento conta com a participação especial do Comitê Gestor de Salvaguarda da Capoeira, do artista plástico Amazoner Okaba e do músico guitarrista Jalles Lino.