Cotidiano

Projeto de Roraima sobre turismo fica em terceiro lugar em avaliação nacional

Proposta apresentada trata da qualificação de agentes públicos e privados das instâncias turísticas roraimenses

Roraima ficou em terceiro lugar no Relatório de Classificação Intermediária do Ministério do Turismo, publicado no dia 23 de agosto, que trata da avaliação técnica realizada sobre as propostas de regionalização do turismo nos estados. Das 27 unidades da Federação, apenas 12 tiveram seus projetos selecionados. O relatório visa o mapeamento dos municípios no Brasil.

Até o ano passado Roraima tinha apenas cinco municípios mapeados pelo turismo brasileiro. Com o novo relatório, agora 12 dos 15 municípios do Estado estão na rota do turismo nacional. O chamamento feito pelo Ministério do Turismo foi para que os estados apresentassem os seus planos dentro do projeto de regionalização, que mapeia os municípios brasileiros para a inclusão no mapa de turismo nacional.

A proposta apresentada por Roraima trata da qualificação de agentes públicos e privados das instâncias de governança já estabelecidas por meio da Lei 1.176/2017, sancionada pela governadora Suely Campos (PP) em maio deste ano, que criou as Instâncias Turísticas no Estado de Roraima, visando o suporte e fortalecimento dessas instâncias para aprimoramento e gestão do Programa de Regionalização do Turismo em Roraima.

Segundo o diretor do Departamento de Turismo de Roraima, Ricardo Peixoto, as instâncias turísticas são espaços reservados onde o turismo acontece com maior eficiência. O Estado foi dividido em três polos turísticos: Águas e Florestas da Linha do Equador (sul do estado), Região de Savanas (centro do estado) e o Extremo Norte (região da fronteira). Para cada um deles foi dado um tratamento diferenciado.

A seleção do Ministério do Turismo assegurou o aporte de recursos para o desenvolvimento dos projetos. Para Roraima o valor do convênio foi de R$ 200 mil, que serão utilizados para custear os gastos com logística das capacitações que terão início no mês de outubro. “Os projetos apresentados visam trazer cada vez mais turistas para o Estado, movimentando a economia e trazendo emprego e renda para as comunidades locais”, explicou Peixoto.

Segundo ele, desde fevereiro foram capacitados 50 condutores comunitários em Tepequém, ponto turístico localizado no Município de Amajari, norte do Estado, além da realização de treinamentos em bares, restaurantes, pousadas e realização da sinalização da região. Hoje, Tepequém recebe em média cinco mil turistas em feriados prolongados. A região da Serra Grande, no Município do Cantá, a centro-leste do Estado, também será toda sinalizada a partir de outubro, além da capacitação da população local. O curso de formação dos condutores locais já foi iniciado.

O diretor explicou que os turistas que antes iam para a Venezuela passaram a ser desviados para Roraima, e a média atual de ocupação em hotéis passou para 70%, uma das melhores do Brasil. Atualmente, a maioria dos turistas que o Estado recebe é proveniente de Manaus (AM). “A boa notícia é que esse número tende a aumentar em outubro, pois teremos o primeiro voo internacional partindo direto de Boa Vista para Orlando. Além disso, teremos também novos horários de voos durante o dia, facilitando o acesso e movimentando a cidade”, comemorou Peixoto. (R.D.)