Política

Projeto de lei prevê acessibilidade para crianças especiais em parques infantis

O projeto de lei nº 021/2017 foi aprovado em sessão ordinária na Câmara Municipal de Boa Vista na última terça-feira, 23. A proposta, de autoria do vereador Vavá do Thianguá (PSD), dispõe sobre normas de segurança, manutenção, inclusão e acessibilidade a brinquedos de parques infantis localizados em áreas de uso coletivo e em estabelecimentos públicos e privados.

Conforme explicou durante o programa Agenda Parlamentar da Rádio Folha 1020 AM, no sábado, 27, a ideia é auxiliar na interação entre as crianças. “Nós queremos melhorar a qualidade de vida dessas crianças. Graças a Deus, todos os vereadores votaram sim, viram a importância desse projeto em trazer uma alegria para essas crianças que tem essa necessidade especial”, disse Vavá.

Uma das adaptações propostas é a mudança em gangorras, em cadeiras de balanço, proporcionando maior segurança e com revisões para acessibilidades a crianças que usam cadeiras de rodas. “Tem vários itens que podem ser adaptados para que os pequenos se divirtam uns com os outros, sem qualquer tipo de limitação física ou mental. São crianças normais, especiais, e queremos que elas se sintam assim”, afirmou.

SEGURANÇA – O vereador frisou ainda que outra proposta de sua autoria, relacionada a segurança das pessoas que utilizam os transportes públicos na cidade, já está em tramitação e deve ser posta em votação nesta semana. “O projeto ‘Parada Segura’ propõe que, depois das 22h, o usuário do ônibus possa pedir ao motorista que pare na esquina da residência de sua casa. Às vezes são 300 metros de distância e, nesses poucos metros, pode acontecer muita coisa”, afirmou.

Vavá esclareceu que a motivação da proposta é em razão dos índices de violência de Boa Vista, em especial, no período noturno. “A nossa cidade anda um violenta. De certa forma, esse projeto visa dar um pouco de segurança. O projeto foi pensado também muito mais nas mulheres, que sempre são alvos de assaltos ou ataques violentos durante essas horas”, acrescentou.

REAJUSTE – Com relação à proposta de reajuste salarial de 5% dos servidores municipais, que deve ser avaliado na Câmara Municipal ainda na primeira quinzena do mês de junho, Vavá do Thianguá disse que a fase ainda é de avaliação. “Nós estamos analisando, para que venha beneficiar de modo geral. Eu sei que vai ser o melhor para todo mundo. Tenho certeza que o Executivo e os servidores vão ter um entendimento, para que todo mundo se saia bem nessa história e que ninguém não saia prejudicado”, pontuou. (P.C)