Cotidiano

Projeto distribui água e ração para animais de rua

Com o objetivo de auxiliar os animais que vivem nas ruas de Boa Vista, um grupo de estudantes colocou em prática o projeto Pet Food, que tem o objetivo de disponibilizar água e ração em diversos pontos da cidade. O primeiro comedouro foi instalado na praça do bairro Treze de Setembro e a previsão é que mais comedouros sejam instalados nos próximos meses.

Segundo a universitária Alessandra Menezes, a ideia de criar o Pet Food surgiu há cerca de dois meses através da internet. A jovem de 17 anos se deparou com um projeto semelhante implantado em outro estado e que teve resultados positivos.

Ela primeiro procurou os amigos e depois conhecidos que queriam participar do projeto e, quando a equipe chegou a cerca de dez pessoas, em seguida o passo foi arrecadar fundos para construir os comedouros. “Eles são feitos com canos e saem cerca de R$ 40 cada, sem a ração. A gente mesmo que corta e pinta, para enfeitar. Foram cerca de seis pessoas para fazer os primeiros”, disse.

Para a implantação, foi necessária uma pesquisa antes, entre os participantes do grupo. “Nós avaliamos os bairros que têm muitos cachorros e animais de rua e escolhemos primeiro o bairro Treze de Setembro”, disse. “Os próximos a receber são o Caranã, Caimbé e Mecejana. Nesses bairros, serão instalados dois comedouros, pois no local há muitos animais de rua”, completou Alessandra.

Instalado o comedouro, a equipe começou a compartilhar nas redes sociais sobre o projeto para alcançar mais participantes. “Depois que compartilhamos na internet, pedindo que fossem instalados os comedouros nas frentes das suas casas, porque precisam de manutenção. Várias pessoas vieram atrás querendo ajudar. Eu não esperava essa repercussão”, explicou.

No momento, para quem tem interesse em auxiliar no projeto, basta buscar nas redes sociais no Facebook ou no Instagram com o nome “Pet Food RR”. As doações podem ser feitas com rações ou em dinheiro, para aquisição dos equipamentos dos comedouros.

Alessandra finalizou afirmando que o projeto é uma iniciativa pequena, mas que tem grande impacto na vida dos animais de ruas de Boa Vista. A ideia daqui para frente é só ampliar e atender cada vez mais, com diferentes serviços. “Eu tenho dois cachorros em casa, a Tiffany e o Smith e sempre tive muita afinidade com os animais. Eu sempre quis fazer mais por aqueles que estão na rua e resolvi fazer isso. A gente queria também, mais para frente, conseguir ajuda para castrar os animais de ruas, para evitar o crescimento da população canina. Depois, o próximo passo e uma vontade muito grande minha é de criar um espaço para abrigar esses animais e ajudar no cuidado e doação deles”, contou. (P.C)