Política

Projeto estende Área de Livre Comércio para outros municípios

Protocolado na Câmara Federal, projeto de lei beneficia cidades vizinhas de Boa Vista e de municípios fronteiriços

O deputado federal Jhonatan de Jesus (PRB) protocolou projeto na Câmara dos Deputados que estende os benefícios da Área de Livre Comércio (ALC) de Boa Vista para os municípios da área metropolitana de Boa Vista e para os que fazem fronteira com outros países. O projeto sendo aprovado beneficiará os municípios de Cantá, Alto Alegre, Mucajaí, Uiramutã, Pacaraima e Normandia. O anúncio foi feito pelo deputado Mecias de Jesus (PRB) durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima desta terça-feira, 13.

“Foi a maneira mais prática e segura que o deputado Jhonatan de Jesus conseguiu parecer jurídico favorável para apresentar esse projeto. Agora vamos esperar a tramitação na Câmara dos Deputados e, consequentemente, no Senado, mas já é um grande avanço para o nosso Estado”, disse Mecias de Jesus.

Conforme explicou, a ALC nesses municípios beneficiará não somente o empresariado, mas os munícipes e a própria prefeitura. “Com o benefício implantado para outros municípios, os empresários vão poder comprar mais barato e, consequentemente, terão que repassar mais barato ao consumidor, beneficiando todo o município porque não vai haver evasão fiscal”, complementou, ao citar que algumas empresas se estabelecem em Boa Vista somente no papel, mas montam a loja de distribuição em outros municípios do interior que não têm ALC.

“Eles concorrem desigualmente com os outros empresários que estão lá e que não fizeram essa clandestinidade. Eles até vendem um pouco mais barato, mas não passam o mesmo valor que é vendido em Boa Vista.

Portanto, a ALC nesses municípios inibirá esses oportunistas que montam empresas em Boa Vista somente no papel, e vendem no interior ganhando praticamente o dobro, o triplo”, afirmou o parlamentar.