Entretenimento

Projeto que incentiva a leitura de escritoras ganha aplicativo

O projeto está presente em mais de 35 cidades do Brasil e promove encontros e debates sobre livros escritos por mulheres

O mercado editorial ainda é muito restrito e as escritoras não possuem tanta visibilidade. Com a proposta de mudar esse cenário, o projeto Leia Mulheres realiza encontros mensais em clubes de leitura. Hoje o projeto está espalhado em todas as regiões do país, com mais de 35 cidades. Para organizar melhor todas as resenhas e informações sobre os clubes, o projeto Leia Mulheres além do site leiamulheres.com.br, conta agora com um aplicativo onde reúne informações, resenhas, agenda dos clubes e eventos relacionados.

Podendo ser acessado por meio do android, o aplicativo também funciona como um ótimo gerenciador de biblioteca, organizando seus livros de forma inteligente e automática. Além disso, o app permite criar coleções de leitura e pesquisar os conteúdos lidos em dicionários e outros sites da web.

Leia Mulheres

De acordo com uma das mediadoras do projeto em Roraima, Ágda Santos, o projeto criado em 2014, teve iniciativa da escritora britânica Joanna Walsh com o objetivo de valorizar a leitura de obras produzidas por mulheres.

 “O projeto funciona como um Clube do Livro com o foco de debater apenas obras produzidas por mulheres. Os clubes estão espalhados em diversas cidades do Brasil. Temos as coordenadoras gerais que moram em São Paulo e nos auxiliam na organização e contato com as editoras. Natascya Melo e eu somos as mediadoras do clube de Boa Vista que completou um ano em dezembro do ano passado. Nossa proposta é promover a leitura de escritoras que possuem pouca visibilidade dentro do universo literário. Contamos com a participação de todos.”, conta.  Segundo ela, a proposta é realizar encontros mensais e debater um livro por mês.

A cada encontro, o grupo de leitores escolhe o livro por votação em uma enquete online. O próximo encontro ocorrerá dia 28 de Janeiro, às 17h, na Praia do Caçari e irá debater o livro Nada a Dizer, da escritora carioca Elvira Vigna.

Sinopse

Nada a dizer é a história de um adultério, narrada do ponto de vista da mulher traída. No entanto, muito mais do que o inventário de perdas e danos em que costuma consistir esse tipo de relato, o que se encontra nestas páginas é uma investigação minuciosa das motivações de cada um dos envolvidos, bem como uma discussão indireta das possibilidades de entendimento amoroso no mundo urbano contemporâneo.

Elvira Vigna

Nascida no Rio de Janeiro em 1947. É uma escritora, ilustradora e jornalista brasileira. Hoje mora em São Paulo.

Tem vários livros publicados e alguns prêmios, como o de ficção da Academia Brasileira de Letras e um prêmio Jabuti de literatura infantil – setor a que se dedicou no início de sua carreira. Tem também um Jabuti como ilustradora. Em seu site mantém para leitura livre os seus textos fora de catálogo.

SERVIÇO: Leia Mulheres
Livro: Nada a Dizer, de Elvira Vigna
DATA: 28 de janeiro de 2017
LOCAL: Praia do Caçari
HORA: 17h