Cotidiano

Projeto que propõe dialogar com adolescente será lançado em fevereiro

A iniciativa levará conhecimento sobre prevenção à violência doméstica e familiar para escolas, igrejas e demais entidades da capital

A Procuradoria Especial da Mulher e o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) lançam no próximo mês um projeto voltado ao  dialogo com adolescentes sobre a prevenção da violência doméstica e familiar.

Conforme a coordenadora do Chame, deputada Lenir Rodrigues (PPS), o “Papo Reto” terá uma equipe formada por assistentes sociais, psicólogos e advogados, que prestarão atendimento gratuito em escolas, igrejas e demais entidades que tiverem interesse no trabalho psicossocial desenvolvidos pelo Centro. “Esse é um projeto que não consiste em palestras, mas em diálogos para que os meninos adotem uma postura de carinho, de amor e de respeito com as meninas”, disse.

Lenir explicou que essa é uma forma de avançar na prevenção e identificar casos de meninos com algum trauma familiar relacionado à violência dentro de casa ou em outra família. “Devemos trabalhar essas questões sobre a não violência para que as pessoas sejam felizes. A nossa ferramenta para isso é o processo educativo por meio da prevenção”, ressaltou a parlamentar.

As instituições que quiserem receber o Projeto Papo Reto devem solicitar a presença da equipe do Chame, devendo se inscrever a partir de 15 de fevereiro no Centro Humanitário de Apoio à Mulher, que fica localizado na rua Coronel Pinto, no Centro, por trás da ALE.

 

SOBRE O CHAME

O Chame já desenvolve um trabalho com atendimento presencial às vítimas de violência doméstica e familiar e também com a prevenção e orientação por meio do ZAP Chame (98402-0502), um serviço de mensagem instantânea 24h por dia. Tem ainda o projeto Grupo Re-Construir, que atende homens agressores com palestras sobre o tema violência doméstica e familiar.

Com informações da Superintendência de Comunicação Social da Assembleia Legislativa de Roraima (Supcom ALE-RR).