Esporte

Promotor de Justiça Marcio Rosa conclui Maratona de Roma

A tradicional Maratona de Roma, Capital da Itália, na edição de 2017 contou com a participação do promotor de Justiça e professor da UFRR (Universidade Federal de Roraima) Márcio Rosa. Ele reside em Boa Vista e é praticante de corridas de longo percurso há 10 anos. Essa é a quarta vez que disputa maratona. As demais participações foram na de Chicago (EUA), São Petersburgo na Rússia e Nova Iorque (EUA), e em todas elas, Rosa conseguiu concluir os percursos de 42 quilômetros.

O corredor esbanjou alegria nas redes sociais ao fazer uma postagem garantindo que conseguiu sua melhor marca em maratona desde que começou a participar, concluindo o percurso em 4h17m18s. “Essa é a minha quarta maratona, e foi meu melhor tempo. Concluir uma maratona significa superação, conquistas, disciplina e muita emoção. Foram pelo menos quatro meses de disciplina, de treinos e alimentação regrada. Afinal, são 42 km e 195 metros”, explicou o promotor.

Márcio relatou com exclusividade à Folha do desafio que foi correr mais de 42 quilômetros embaixo de chuva na edição de Roma, além da emoção de passar por locais simbólicos para a humanidade, especialmente para os cristãos.

“Já participei das maratonas de Chicago, São Petersburgo, Nova Iorque e agora em Roma. Aqui em Roma choveu muito em todo o percurso. Isso foi uma dificuldade a mais. Mesmo assim foi uma prova incrível.

Largamos ao pé do Coliseu, passamos pelo Vaticano, momento, para mim, de maior emoção, e a chegada foi no Altar da Pátria”, destacou.

A chegada, segundo Rosa, foi o momento mais emocionante. “É uma conquista não de um dia apenas, mas de uma jornada”, ressaltou e aproveitou a oportunidade para fazer agradecimentos à esposa e ao colega de treino. “Gostaria de agradecer a Clarissa Vencato, minha esposa, e ao Thiago Zanona, que fez todos os treinos longos comigo”.

Márcio esteve entre os 13.312 corredores que cruzaram a linha de chegada e concluíram a prova na Via Del Fori Imperiali, sendo 10.514 homens e 2.798 mulheres que concluíram a corrida. Italianos foram 7.399, enquanto os estrangeiros correspondem ao total de 5.913 corredores. Esses dados também devem ser adicionados aos 31 atletas deficientes que passaram pela linha de chegada. Neste ano, 16 mil pessoas inscreveram-se na maratona, conforme dados da organização.

O último participante a concluir a prova foi a romana Carla Cofini, de 63 anos, com o tempo 07h24m48s.

A CORRIDA – A Maratona de Roma recebe a cada ano mais participantes e vem batendo recordes atrás de recordes. A prova tem selo Ouro da IAAF (Associação Internacional de Federação de Atletas) o que comprova sua excelente organização.

Pela satisfação dos participantes, correr em Roma não é como correr numa cidade comum, se considerarmos que são poucas as cidades do mundo que podem levar o fundista ao século XV e à época dos romanos antes de Cristo e depois trazê-lo de volta à vibrante cidade contemporânea com o contraste dos dias atuais e toda cultura milenar misturada.

A rota da Maratona de Roma começou e terminou na Via del Fori Imperiali, perto do Coliseu, e percorreu as belas ruas e vielas da cidade, passando pela Praça São Pedro, Praça Venezia, o Panteão, entre outros conhecidos monumentos e locais históricos. (J.B)