Cotidiano

Prova do concurso público será aplicada neste domingo

Mais de 1.400 pessoas se inscreveram para o certame que oferta 17 vagas para cargos de nível superior

O concurso público da Agência de Desenvolvimento de Roraima (Desenvolve RR) acontece na manhã deste domingo, 18. O candidato deve comparecer munido de documentação e caneta esferográfica de tinta azul ou preta para a realização da prova no Bloco 6 do campus Paricarana, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). 

Segundo dados da Fundação Ajuri, organizadora do certame, os portões da UFRR abrem às 7h (horário local) do domingo para receber os candidatos e fecham às 8h em ponto. A prova inicia às 8h10.

O coordenador de aplicação da prova na instituição, Antônio Gioconde, explicou que 1.441 candidatos se inscreveram para concorrer a 17 vagas em oito cargos de nível superior. Dos mais de 1.400, 109 foram contemplados com a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

PREPARATIVOS – Para se preparar de forma correta para a avaliação, o coordenador recomendou fazer um resumo geral do assunto, procurar relaxar um dia antes da prova e fazer a avaliação com calma. Um dos alertas principais é buscar o local de prova com antecedência, independentemente do tipo de prova a ser aplicada. Para ele, o candidato pode confiar no fato do concurso público contar com um número menor de participantes quando comparado com outros certames, como o Enem e Vestibular.

“A recomendação é procurar antes o local de prova, principalmente para quem é de fora. A gente recomenda também vir uma hora antes da realização da avaliação, para não ter quaisquer problemas. No caso de algum imprevisto, o candidato ainda tem um período com folga para resolver”, informou.

Outro cuidado necessário é a atenção com o uso do telefone celular. “A gente preza pelo cuidado com o celular, que desligue o aparelho e não deixe só no silencioso no porta objetos. Se tocar durante a prova, o candidato será eliminado. Se o fiscal observar isso, ele será retirado do local. Que tenham cuidado com a sua documentação, RG, documento oficial com foto, caneta preta ou azul transparente”, completou Gioconde.

O coordenador informou ainda que alguns candidatos com necessidades especiais vão ter uma hora a mais para conclusão da prova. São pessoas que apresentaram atestado médico comprovando a sua necessidade, foram analisados pela comissão da Ajuri e contemplados com o benefício.

SEM LENÇO E SEM DOCUMENTO – O candidato que não trouxer o seu documento por motivo de perda ou roubo precisa necessariamente apresentar o boletim de ocorrência. Só assim terá a oportunidade de fazer a prova. No entanto, é preciso passar por uma série de comprovações no caso de aprovação no cargo almejado.

De acordo com o coordenador, a pessoa tem 48 horas após a realização da prova para se apresentar novamente na Ajuri para tirar as impressões digitais. E caso passe, no dia de assumir, será necessário tirar novamente as impressões. “Se contrata um especialista para checar se as impressões do dia são iguais ao da prova. Acontece de a pessoa tirar um B.O. e mandar outro fazer a avaliação. Dessa forma, evitamos isso”, concluiu.

RESULTADOS – Segundo o cronograma da Fundação Ajuri, a divulgação do gabarito preliminar acontece no mesmo dia da aplicação da prova, no domingo, 18. Os pedidos de recursos ao gabarito preliminar podem ser solicitados na segunda-feira, 19, e terça-feira, 20. No dia 30 está prevista a publicação do resultado dos recursos ao gabarito preliminar e divulgação do gabarito oficial.

A divulgação da pontuação preliminar da prova objetiva acontece dia 6 de abril, com período de recurso para 9 e 10 de abril. No dia 13, será divulgada a pontuação oficial da prova objetiva. Em maio, no dia 6, será divulgado o resultado preliminar do concurso, com período para recurso nos dias 7 e 8. O resultado final do concurso deve sair no dia 15 de maio.

O coordenador explicou que é obrigação do candidato acompanhar passo a passo a publicação do gabarito, a fase dos recursos e depois o resultado oficial. Toda nova informação é publicada no site da Ajuri, através do endereço www.ajuri.org.br.

DESENVOLVE RR – A Agência de Desenvolvimento de Roraima (Desenvolve RR) abriu concurso público para preenchimento de vagas para cargos de nível superior, com 17 vagas para oito áreas. São ofertadas vagas para os cargos de analista administrativo, contador, marketing, advogado, analista de sistemas, economista e engenheiro agrônomo. Os salários variam de R$ 2.290,11 para R$ 2.646,00, com uma jornada de trabalho de 30h semanais. O prazo de validade do certame é de dois anos, podendo ser prorrogado. (P.C.)