Cultura

Psiquiatra alerta pais para o desafio da Baleia Azul

Para reverter o desafio da Baleia Azul, uma página incentiva o jogo da Baleia Rosa, uma forma de combater a romantização do suicídio

Recentemente, um jogo identificado como o Desafio da Baleia Azul foi divulgado pelos principais jornais como um perigo para os jovens por incentivar a automutilação e romantizar a ideia do suicídio. O psiquiatra Alberto Iglesias explica aos pais como identificar e ajudar seu filho a não se envolver no jogo.

Segundo ele, existem algumas maneiras que podem auxiliar os jovens a combaterem esse tipo de comportamento nocivo. A principal delas é o apoio e o amor, participar da vida do adolescente para que ele saiba que pode contar com alguém.

O médico relata que é preciso ficar atento a uma mudança brusca de comportamento. “Esse pode ser sinal de que a criança ou o adolescente esteja sofrendo com algo que não saiba lidar. Isolamento, mudança no apetite, o fato de o adolescente passar muito tempo fechado no quarto ou usar roupas para se esquivar de mostrar o corpo são pistas de que sofre algo que não consegue falar”, conta.

Para entender se a criança ou adolescente está com problemas é fundamental que os pais se interessem por sua rotina. Reforço que este deve ser um desejo genuíno, e não momentâneo por conta da repercussão do “Jogo da Baleia”.

“Os pais devem conhecer a rotina dos filhos, entender o que fazem, conhecer os amigos, lembro que muitos adolescentes “falam” abertamente sobre a falta de motivação de viver nas redes sociais. Aos pais cabe incentivar que os filhos tenham projetos para o futuro, tracem metas como uma viagem, por exemplo, e até algo mais simples, como definir a programação do fim de semana”, explica.

Para o médico, os filhos devem se sentir acolhidos no âmbito familiar. É necessário que os pais revertam suas expectativas em relação a eles. É preciso que o adolescente se sinta à vontade para falar de suas frustrações e se sinta apoiado. Se ele tiver um espaço para dividir suas angústias e for escutado, tem um fator de proteção.

“O adolescente com autoestima baixa, sem vínculo familiar fortalecido é mais vulnerável a cair neste tipo de armadilha. O que tem diálogo em casa, não é criticado o tempo todo, tem autoestima melhor, tem risco menor. Deixe que ele fale sobre o jogo, o que sente, é um momento de diálogo entre a família. Reforço que muitas vezes o adolescente não tem capacidade de discernir sobre todo o conteúdo ao qual é exposto. Por isso é importante o diálogo franco. Não pode fingir que esse tipo de coisa não existe porque ele sabe que existe”, ressalta.

O adolescente precisa buscar as pessoas em que confia para compartilhar seus anseios, seja no ambiente escolar ou familiar, segundo o especialista. “Que ele não ceda às ameaças de quem já está em contato com o jogo e entenda que quem está a frente deles são manipuladores. Assim como a família, as escolas podem ajudar a identificar situações de risco entre os alunos. Não é qualquer criança que vai responder ao chamado de um jogo como esse, são os que têm situações de vulnerabilidade. A escola ajuda a construir laços e tem papel fundamental de perceber como os alunos se desenvolvem”, explica.

Em resposta ao jogo Baleia Azul, que desafia jovens a fazerem coisas que o levarão a morte, uma página no Facebook propõe 50 desafios da baleia rosa para valorização da vida. A página Baleia Rosa, criada no último dia 13, já conta com mais de 80 mil curtidas.

Os desafios da Baleia Rosa são do bem, e visam melhorar a qualidade de vida das pessoas: “escreva na pele de alguém o quanto você a ama”, “poste uma foto usando a roupa que te faz sentir bem” e “faça carinho em alguém”.

1. Com uma canetinha, escreva na pele de alguém o quanto você o ama;

2.Desenhe com uma canetinha uma baleia rosa com uma frase ou palavra motivadora e poste em suas redes sociais;

3. Se você está pronto para a próxima fase, escreva sim nos comentários. Se não, vá até o espelho mais próximo e elogie-se por 5 minutos;

4.Converse com alguém que você não fala á muito tempo;

5.Escreva na sua timeline ou poste uma foto com a frase “Eu sou linda(o)” #BaleiaRosa;

6.Pense na situação que te deixou mais feliz na sua vida. Pensou? Agora aproveite essa lembrança;

7.Desenhe com canetinha o seu sonho, o que parecer mais impossível. Agora faça de tudo para realizá-lo;

8.Desenhar uma Baleia Rosa numa batalha de travesseiros e poste na sua timeline;

9.Poste uma foto usando a roupa que te faz sentir bem;

10.Crie uma playlist que te deixa animado e troque com seus amigos;

11.Use as mãos para fazer carinho em alguém;

12.Faça algo generoso, faça alguém sorrir;

13.Escreva a maior quantidade de “Baleia Rosa” em 22 segundos, não vale trapacear;

14. Escreva a maior quantidade de “Baleia Rosa” ao contrário, em 22 segundos;

15. Faça um novo amigo;

16. Agora é hora de você nos ajudar. Repasse esse jogo para mais 3 pessoas;

17. Missão secreta. Se você chegou até aqui, nos envie um inbox no Facebook e seu mentor irá lhe enviar a sua missão;

18. Poste e fale em vários momentos do dia “Baleia Rosa” mas não explique o porquê até as 16h20 de amanhã;

19. Aproveite esse momento e ligue para seus avós. Eles vão adorar a surpresa;

20. Passe um dia sem usar palavras negativas;

21. Peça desculpas ou perdoe alguém. Desbloquear aquele amigo das redes sociais também vale;

22. Escreva uma carta para você do futuro e guarde, só abra daqui 10 anos;

23. Olhe no espelho e agradeça por tudo que você tem na vida;

Então, o que achou dos desafios da Baleia Rosa?

Publicidade