Geral

Pugilista de Roraima se classifica para o Campeonato Brasileiro Elite de Boxe

Thiago Timóteo Silva conseguiu a classificação para disputar o 72º Campeonato Brasileiro de Boxe Masculino Elite ao ficar na segunda colocação na seletiva realizada em Balneário Camboriú, em Santa Catarina

O pugilista roraimense Thiago Timóteo Silva, 17 anos, conseguiu a classificação para disputar o 72º Campeonato Brasileiro de Boxe Masculino Elite depois de competir e ficar na segunda colocação na seletiva realizada na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina-SC e que reuniu os melhores pugilistas das regiões Sul e Sudeste do país para definir os seus finalistas. As lutas finais aconteceram na noite desta terça-feira. 

As informações foram dadas pelo presidente da Associação de Boxe do Município do Cantá, Elisvaldo Fernandes e checadas pela reportagem no site oficial da Confederação Brasileira de Boxe (CBB). Timóteo, que atualmente treina e luta pelo Clube Coliseu Boxing, de São Paulo-SP, iniciou seus trabalhos de base de boxe com o treinador Bráulio Gomes da Costa, na Associação de Boxe do Cantá.

“Roraima está sendo muito bem representado pelo nosso boxeador Thiago Silva. Estamos muito orgulhosos de ter esse atleta do Cantá nos representando pelo Brasil, ainda mais que ele é da Associação do Cantá”, frisou.

Na competição, que contou com 45 atletas de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, Thiago fez duas lutas na sua categoria, Galo até 56 kg. Na primeira venceu Elton Chaves (RS) por nocaute técnico no primeiro round. Na segunda luta foi guerreiro e perdeu por pontos para Carlos Rocha (PR), atleta da Seleção Brasileira de Boxe.

“A luta era pelo lugar mais alto do pódio e pela chance de participar do Campeonato de Boxe mais importante do país. Thiago conseguiu a classificação e vai disputar o Campeonato Brasileiro”, comemorou.

No Torneio Sul/Sudeste, se classificam os dois primeiros colocados das categorias de peso: 49 kg e + 91 kg; e também os três primeiros colocados do restante das categorias.

O boxeador Thiago da Silva Timóteo, categoria Juvenil, está desde fevereiro deste ano treinando no Clube Coliseu Boxe Center, uma das maiores academias de boxe do Brasil. O ex-treinador do atleta em Roraima, Braulio Gomes, informou que Thiago é o atual terceiro colocado da categoria Juvenil no ranking da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), e explicou que por completar 18 anos neste ano, vai mudar de categoria e passará a lutar na Adulto.

“Treinamos este atleta desde 2013 em parceria com a Associação de Boxe do Cantá e conseguimos conquistas relevantes para a primeira associação de boxe do interior de Roraima”, disse.

Dentre as conquistas, Braulio destacou a evolução do atleta Thiago Silva que concluiu quatro etapas, sendo dois anos como Cadete (15 a 16 anos) e duas como Juvenil (17 a 18) anos. Neste período participou quatro vezes do Campeonato Brasileiro, conquistando três medalhas de bronze.