Cotidiano

Quase 300 processos serão analisados em mutirão de conciliação até sexta

Objetivo é dar celeridade aos processos distribuídos na Comarca de Boa Vista relacionados aos danos causados por acidentes de trânsito

O Tribunal de Justiça de Roraima realiza até esta sexta-feira, 9, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), o mutirão de conciliação referente ao seguro sobre Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro DPVAT).

A ação ocorre na sala do Cejusc, localizado no Fórum Advogado Sobral Pinto, na Praça do Centro Cívico, das 8h30 às 12h e das 14h10 às 17h10. Conforme o Tribunal de Justiça serão analisados 298 processos e a perícia será realizada no ato, com três peritos por turno. Após a perícia, as partes envolvidas irão para sala de conciliação já com o laudo pronto.

“O mutirão marca o empenho do Judiciário na priorização de ações com possibilidades de acordos, referentes à cobrança de indenização do seguro obrigatório que indeniza vítimas de DPVAT, com processos relacionados a acidentes de trânsito e que foram distribuídos a partir de janeiro de 2017”, informou.

De acordo com o TJRR, o mutirão também visa dar celeridade aos processos distribuídos na Comarca de Boa Vista. “Dessa forma, estaremos facilitando o acesso das partes uma vez que, as perícias médicas são realizadas na mesma ocasião e no mesmo local, concentrando o procedimento no mesmo ato”, explicou. “Após realização da perícia, as partes são encaminhadas para a audiência de conciliação, visando a solução do conflito e em seguida os processos são devolvidos ao juízo de origem para a conclusão”, acrescentou.

DPVAT – Seguro de cunho social criado com o intuito de amparar as vítimas de acidentes e seus familiares, indenizando-os em caso de invalidez permanente ou morte, e sobre eventuais despesas, provenientes de qualquer acidente de trânsito, ocasionados por qualquer veículo automotor de via terrestre ou por suas cargas, às pessoas transportadas ou não. (P.C)