Polícia

Quatro pessoas são presas por crimes de trânsito em doze horas

Somente no período das 18h de domingo, 1º, e às 5h30 desta segunda-feira, 2, quatro pessoas foram presas em decorrência de crimes de trânsito. O primeiro caso aconteceu às 18h de domingo, na esquina da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes com a Rua Paulo, no bairro Mecejana, zona oeste de Boa Vista, quando um jovem de 22 anos foi visto pela Polícia Militar transitando em uma motocicleta Titan 150 cilindradas, em alta velocidade, ultrapassando dois semáforos que estavam fechados.

Quando o indivíduo percebeu que estava sendo seguido pelos policiais, decidiu fugir pela contramão, pondo em risco a vida de outros condutores que precisaram desviar e até mesmo parar para não colidirem. A guarnição não obteve êxito na tentativa de conter a fuga do homem, que só parou depois de cair ao perder o controle da moto. O rapaz teve uma queimadura no pé por conta da queda.

Conduzido à Central de Flagrantes do 5º Distrito Policial, o condutor foi ouvido pela autoridade policial, que lavrou o Auto de Prisão em Flagrante (APF) e manteve o indivíduo preso numa das celas da delegacia para que fosse levado para a audiência de custódia.

DUPLA EM MOTO – A segunda ocorrência resultou em duas prisões, por volta das 22h45, na Rua Estrela Celeste, bairro Professora Araceli Souto Maior, na zona oeste. De acordo com a PM, os dois elementos foram avistados transitando em uma motocicleta Fan preta, suspeitos de estarem praticando assaltos pela cidade, considerando que o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) deu as características dos assaltantes como sendo as mesmas dos suspeitos.

Quando os policiais tentaram fazer uma abordagem, o piloto acelerou a motocicleta para fugir, momento em que eles pediram reforço para fechar o cerco aos dois. Os policiais precisaram disparar seis tiros com munição não letal para intimidar os motoqueiros. Ao tentar fazer uma curva, o condutor perdeu o controle, bateu numa cerca de madeira e caiu. O garupa machucou a boca, no entanto, o piloto saiu ileso.

Durante a revista pessoal, constatou-se que somente um tiro atingiu um dos suspeitos. A placa da moto estava adulterada com fita isolante. Os suspeitos foram conduzidos ao Plantão Central do 5º DP, onde um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi elaborado pela autoridade policial por conduzir sem Habilitação. Como não havia provas suficientes para que os indivíduos fossem autuados em flagrante, eles acabaram sendo liberados e não quiseram se submeter a exame de corpo de delito.

OUTRO CASO – A terceira ocorrência foi às 5h30 de ontem, na Avenida João Alencar, trecho urbano da BR-174, no bairro Cauamé, zona norte. Enquanto faziam patrulhamento de rotina pelo bairro Asa Branca, ainda na zona oeste, os militares encontraram um motoqueiro, com uma jovem na garupa, transitando na contramão pela Avenida São Sebastião. Assim que percebeu a aproximação da viatura, fugiu pela Avenida Ataíde Teive, passando pelos bairros Santa Tereza, União, Caranã, Cauamé, até chegar na avenida João Alencar, onde a jovem pulou do veículo.

O condutor da moto entrou no loteamento que fica ao lado do shopping e, quando percebeu que seria preso, largou o veículo e fugiu correndo em direção a um buritizal. Ao fazer consulta no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a equipe constatou que a moto Bros 150 cilindradas, cor verde, trata-se de um veículo roubado no dia 29 passado.

Somente a jovem que estava na garupa da motocicleta foi presa e conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos. Ela relatou que conheceu o homem numa festa e que não sabe o nome, apenas aceitou a carona de volta para casa. Contou que o motoqueiro seguia o táxi onde estavam algumas amigas dela. Disse que, quando pulou da moto, lesionou a barriga, pernas e punho. A jovem de 22 anos foi liberada. O caso será encaminhado à Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores Terrestres (DRRFVAT). (J.B)