Geral

RFP anuncia calendário com duas competições femininas para este ano

A Federação Roraimense de Powerlifting (FRP) divulgou o calendário tentativo de 2018 e as novidades para este ano será a realização de duas competições exclusivas para as mulheres e uma competição exclusiva para os adolescentes.

Para a mulherada haverá duas etapas do Campeonato Feminino de Powerlifting e para a juventude será promovido o Campeonato Estadual Sub-Junior, Junior e Novos de Powerlifting.

“É uma forma de incentivar as mulheres e os jovens a competir em nossos eventos”, disse o árbitro e mesário da Federação Roraimense de Powerlifting, Welington Silva. “Esse calendário é tentativo, vamos divulgar e abrir inscrições nos períodos de cada competição e aguardar a participação maciça dos atletas”, afirmou.

Atualmente a FRP é presidida pelo treinador Moisés Lima, e o vice-presidente é o Raimundo Cantanhede. Nas competições, os mesários são Mauro Lima e Welington Silva e a Comissão de Arbitragem é formada por Mauro Lima, Welington Silva, Raimundo Cantanhede, Victor Hugo e Moisés Lima.

Moisés explica que o Powerlifting é um esporte fundamental na formação de atletas de várias modalidades, onde o atleta busca desenvolver o máximo de força através de treino com muita técnica e perseverança nas modalidades de Agachamento, Supino e Levantamento Terra.

“O Powerlifting é um esporte que é praticado em todo mundo e aqui no Estado já praticamos a mais de 20 anos”, disse.

Apesar de ser praticado há pouco tempo no estado, Roraima já tem atletas que despontam no cenário nacional e internacional, como o atleta Rodrigo Nazareno, atual campeão Brasileiro de Powerlifting categoria Júnior, e uma medalha de prata e duas medalhas de bronze conquistadas no Campeonato Mundial de Powerlifting, competição realizada no ano passado em Minsk, Bielorrússia.

Rodrigo, de apenas 18 anos, pesa 138 kg e está cursando o 2º semestre de Direito na Faculdade Cathedral.

CALENDÁRIO – Segundo informou o Departamento Técnico da Federação Roraimense de Powerlifting a primeira competição do ano está marcada para acontecer no dia 11 de março com a I Etapa do Campeonato Feminino de Powerlifting. “Escolhemos o mês de março para promover essa competição por ser o mês dedicado à mulher”, disse Wellington Silva.

No dia 22 de abril será disputado o Campeonato Aberto de Powerlifting, para todas as categorias.

Em maio, dia 20, haverá o I Campeonato Estadual das categorias Sub-Junior, Junior e Novos de Powerlifting.

Para o mês de junho acontece a VIII Edição do tradicional Strong Man (masculino) e o II Strong Woman (feminino) que vão escolher os atletas mais fortes de Roraima, nos dois naipes.

Em julho a FRP promove, dia 20, o Campeonato Aberto de Agachamento e Supino.

Já dia 23 de setembro será a vez dos atletas disputarem o Campeonato Aberto de Supino e Levantamento Terra.

No dia 21 de outubro será disputada a II Etapa do Campeonato Feminino de Powerlifting.

Para dezembro, dois grandes eventos fecham o calendário. Dia 2 haverá a divulgação dos melhores do Ranking Estadual de Powerlifting e Supino. E dia 16 vão acontecer as disputas do IX Strong Man (masculino) e do III Strong Woman (feminino).