Cotidiano

RR fechou 2016 com 480 mil chips ativos de telefonia móvel

Em busca de serviço com mais qualidade e de valores menores, muitos usuários de telefonia móvel optaram por manter apenas um chip, em todo o Brasil. Em 2016, o país perdeu mais de 13,7 milhões de linhas móveis, uma queda de 5,33% em comparação com 2015, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Roraima foi o Estado que apresentou o menor percentual de queda, 0,19%. O ano passado fechou com pouco mais de 479 mil linhas móveis em operação no Estado.

Com uma população estimada de 505 mil habitantes, Roraima possui quase uma linha para cada cidadão. Em números absolutos de linhas ativas, proporcionalmente, é o Estado com menos chips de telefonia móvel.

Ainda de acordo com os dados da Anatel, o mês de novembro de 2016 fechou com pouco mais de 481 mil linhas ativas de celular. No mês seguinte, o número baixou para 479 mil linhas.

Há duas principais razões para a queda, além da crise econômica: redução da tarifa de interconexão, cobrada entre empresas fixas e móveis, e redução do valor de remuneração de uso de rede das prestadoras móveis praticados entre as operadoras. “Com preços menores para este tipo de chamada, o mercado de múltiplos chips perdeu espaço, gerando cancelamentos dos consumidores que possuíam linhas móveis de diferentes prestadores. Além disto, a desaceleração econômica também é um dos motivos do encolhimento da base de acessos móveis”, detalhou a Anatel.

Entre as operadoras que prestam serviço em Roraima, três registraram queda de linhas móveis: Oi (12,32%), Claro (8,8%) e TIM (4,25%). A Vivo, no entanto, teve crescimento de 0,7%, encerrando 2016 na liderança do mercado com 73,8 milhões de linhas em todo o país. Na sequência, vem a TIM, com 63,4 milhões de linhas, e a Claro, com pouco mais de 60 milhões de chips ativos.

Em relação às tecnologias utilizadas pelas linhas móveis, a internet 4G apresentou crescimento de mais de 136%, encerrando o ano passado com 60 milhões de linhas. Em dezembro de 2015, eram 25 milhões. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2015 (PNAD), mais de 98% do acesso à rede em Roraima é feito por dispositivo móvel. O índice faz o Estado ficar acima da média nacional, que é de 92,1%.

O maior percentual de utilização da internet em Roraima ficou por conta dos adolescentes e jovens com idades entre 15 e 19: 84,6%. Enquanto que 63,7% das crianças a partir de dez anos também disseram ter acesso à internet, ainda conforme o PNAD, apresentando o maior percentual da região Norte entre o público desta faixa etária.

Publicidade